Lula quer discutir combate ao narcotráfico com Trump em encontro previsto para março

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o principal assunto que quer discutir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no encontro previsto para março em Washington é o combate ao narcotráfico.A declaração foi feita durante entrevista à TV India Times.

Segundo Lula, o combate ao crime organizado é uma pauta prioritária para o governo e será tema central da conversa com o americano.

“Vamos encontrar os traficantes do crime organizado, vamos fazer isso juntos”, disse ele em entrevista televisionada na manhã desta sexta-feira (20), no horário de Brasí­lia.

O presidente declarou ainda o interesse de que os brasileiros presos por tráfico de drogas nos EUA sejam enviados ao Brasil para serem julgados sob a legislação brasileira.

“Nós temos uma polícia federal que é muito especializada, nós temos uma força tarefa da Receita que é muito bem preparada. Nós queremos sentar com o Departamento de Justiça, com as autoridades fiscais nos EUA”, disse.

O assunto está diretamente ligado à prisão de Nicolás Maduro pelos americanos, uma vez que o principal argumento para a operação que resultou na captura do líder venezuelano é o combate ao narcotráfico. Trump afirma que Maduro e membros de seu regime conspiraram para traficar drogas em larga escala para os EUA.

O ditador, que segue em custódia, foi indiciado em um tribunal federal de Nova York por narcoterrorismo e outros crimes. Na entrevista, o presidente declarou que a posição do Brasil sobre o tema é a mesma no caso da Ucrânia, de que não é aceitável que um chefe de Estado de um país invada outro país-no caso americano, que “capture um presidente”.”O que importa agora é restabelecer a democracia na Venezuela, isso é a coisa mais importante. E acredito que, se Maduro tiver que ser julgado, ele deve ser julgado em seu país, não julgado no exterior”, disse, ao declarar que a questão venezuelana deve ser resolvida internamente com sua próprias população, e não por meio de interferências externas.

Em relação ao encontro com Trump, Lula afirmou ainda que irão discutir com o americano a exploração de minerais críticos e terras raras, de forma que garanta a soberania do Brasil, permitindo que o processamento dos materiais permaneça no país para fortalecer a indústria local.A entrevista de Lula ocorreu durante a visita do presidente à Índia para a Cúpula de Impacto da Inteligência Artificiais, em Nova Déli. O petista foi convidado pelo primeiro-ministro Narendra Modi para participar das discussões e realizar uma visita de Estado.

                                                (Folhapress)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)