Açudes do Ceará registram maior aporte de água de 2026 após fortes chuvas

Blog do  Amaury Alencar
0

 

A semana do Carnaval trouxe ao Ceará um cenário hídrico mais animador. Conforme dados do monitoramento diário da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), nesta quinta-feira (19) os 144 açudes monitorados no Ceará receberam aporte de 37,89 milhões de m³, o maior registro do ano.

Do sábado (14) até este dia 19, mais de 150 milhões de m³ entraram nos reservatórios estratégicos, garantindo que o volume superior a 90% fosse alcançado em três açudes de diferentes regiões do Estado: os açudes Cachoeira e Olho d’Água, no Cariri; e o Açude São José III, em Ipaporanga, na bacia dos Sertões de Crateús.

As recargas mais expressivas foram observadas nas Bacias do Salgado e dos Sertões de Crateús. Já na Região Metropolitana, apesar do bom desempenho do Gavião, outros reservatórios não tiveram aportes relevantes no mesmo intervalo.

O Açude Orós, 2º maior reservatório do Estado, também registrou aportes recentes e segue sendo acompanhado de forma permanente devido à sua importância no sistema hídrico estadual. Atualmente, o manancial está com 72,3% de seu volume máximo, tendo subido dois pontos percentuais em relação sábado (14).

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)