
O Partido Democracia Cristã (DC) no Ceará decidiu apoiar a pré-candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao Governo do Estado nas eleições de 2026. Segundo o presidente estadual do partido, Sérgio Onofre, o acordo político inclui a participação direta de Ciro na construção da chapa de candidatos a deputado estadual.
De acordo com o dirigente, em reunião na sexta-feira (20), o ex-ministro se comprometeu a indicar nomes e ajudar a atrair lideranças para disputar a eleição pelo partido.
“Ele se comprometeu em nos ajudar a construir a chapa de deputados estaduais. Teremos nomes indicados por ele e também por lideranças ligadas ao grupo”, afirmou.
A estratégia, segundo ele, busca fortalecer o partido nas eleições e ampliar as chances de eleger representantes na Assembleia Legislativa.
Por que o DC decidiu apoiar Ciro
O presidente disse que a decisão foi construída após diálogo com lideranças do partido em todo o estado. O diretório estadual participou das discussões antes da confirmação do apoio.
Sérgio afirmou que o partido vê em Ciro um nome com experiência administrativa e capacidade de enfrentar problemas considerados prioritários no Ceará.
“Nós precisamos de alguém que tenha coragem de enfrentar os problemas do Estado, principalmente na segurança pública, no desenvolvimento econômico e nas questões sociais”, disse.
Ele também afirmou que a legenda acredita que o ex-governador representa uma alternativa capaz de unir diferentes setores políticos.
“O Ciro tem um diferencial que hoje poucos têm na política: a capacidade de unir pessoas de diferentes correntes em torno de um projeto para o Estado”, afirmou.
Articulação com Danilo Forte
Além da aproximação com Ciro Gomes, o DC também conta com a articulação do deputado federal Danilo Forte (União Brasil). Segundo Onofre, o parlamentar é hoje uma das principais lideranças políticas ligadas ao partido no Ceará.
“Muitas lideranças próximas ao Danilo devem disputar como deputado estadual conosco”, afirmou.
O dirigente destacou ainda que o grupo trabalha inicialmente com o projeto de reeleição de Danilo à Câmara dos Deputados, embora reconheça que o nome do parlamentar também é lembrado para outras disputas.
Partido aposta na candidatura e na vitória de Ciro
Para o presidente do DC no Ceará, há um movimento crescente em torno da candidatura do ex-governador. Segundo ele, mesmo antes da oficialização, o nome de Ciro já aparece com força em diferentes regiões do estado.
“A gente acredita firmemente na candidatura e também na vitória do Ciro. Existe um sentimento muito forte em torno do nome dele”, disse.
Onofre afirma que a legenda vê espaço para uma candidatura competitiva, inclusive com apoio de eleitores de diferentes posições políticas.
Encontro com Aldo Rebelo deve ocorrer em Fortaleza
Ao O Estado, o presidente do DC também antecipou que o partido prepara um evento político no Ceará com a presença de Aldo Rebelo, apontado pela legenda como pré-candidato à Presidência da República.
Segundo ele, o encontro deve ocorrer em Fortaleza e reunirá lideranças políticas de várias regiões do estado.
A expectativa é que Aldo Rebelo e Ciro Gomes participem juntos do evento.
“Será um momento de debate e construção política. Dois nomes que defendem o desenvolvimento do país”, afirmou.
De acordo com ele, Aldo deve apoiar a candidatura de Ciro ao governo do Ceará, fortalecendo a articulação política do grupo para as eleições.