
Ao apontar uma “situação excepcional, atípica e um caso de força maior não previsto literalmente na Constituição da Venezuelana”, o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela determinou que a vice-presidente Delcy Rodríguez assuma o governo de forma interina.
A decisão é uma desconstrução da declaração do presidente norte-americano Donald Trump, que afirmou nesse sábado que os Estados Unidos irão “administrar o país até o momento em que pudermos, temos certeza de que haverá uma transição adequada, justa e legal”.
Delcy havia se pronunciado sobre a declaração de Trump ao declarar que “a Venezuela nunca será colônia de nenhuma nação”.
Quem é Delcy Rodríguez
Delcy Eloína Rodríguez Gómez nasceu em Caracas, 56, é advogada, formada pela Universidade Central da Venezuela, com pós-graduação em Paris e Londres.
Filha de Jorge Antonio Rodríguez, fundador da Liga Socialista morto em 1976 enquanto estava sob custódia policial, Delcy cresceu em um ambiente político. É irmã de Jorge Rodríguez, ex-vice-presidente e um dos principais articuladores do regime chavista.
Ingressou na administração pública em 2003, ainda no governo Hugo Chávez, e construiu uma trajetória contínua no núcleo do poder chavista. Ao longo dos anos, ocupou cargos centrais tanto na política interna quanto na diplomacia.
(Blogdoeliomar com Agências)