
O diretório municipal do PT em Sobral se manifestou oficialmente após a série de declarações de Ivo Gomes (PSB) com críticas às lideranças do partido. O PT Sobral fez uma reunião extraordinária no sábado (10) e divulgou uma nota pública depois do encontro.
O comunicado destaca o alinhamento total com o PT Ceará. “O PT Sobral adotará, de forma integral, a tática e a estratégia política definidas pelo Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no que diz respeito ao processo eleitoral de 2026”, diz o texto.
Também reforça o “compromisso incondicional” com as reeleições do presidente Lula (PT) e do governador Elmano de Freitas (PT). Além disso, defende que o PT possa ter uma vaga na chapa para o Senado, mas não aponta o nome a ser defendido. Até o momento, os deputados federais José Guimarães e Luizianne Lins apresentaram pré-candidaturas ao Senado pelo PT.
A questão do Senado tem sido um impasse na formação de chapa do governador Elmano de Freitas. Lideranças como o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), vêm sinalizando que o partido terá de deixar as vagas de Senado para aliados.
Algumas das siglas de maior peso na aliança do PT são PSB e União Brasil; o último ainda negocia nacionalmente para poder oficializar a aliança com os petistas no Ceará.
O deputado federal Moses Rodrigues (União) é cotado para o Senado na chapa de Elmano pelo União Brasil, representando ainda a federação União Progressista, formada por União e PP. Outro cotado é o deputado federal Júnior Mano (PSB), apoiado pelo senador Cid Gomes (PSB), apesar de haver um movimento de aliados defendendo que Cid busque a reeleição e represente o PSB na disputa pelo Senado.
TENSÃO ENTRE FERREIRA GOMES E PT
As tensões em Sobral começaram na semana passada após manifestações de Ivo Gomes (PSB) dizendo, entre outras coisas, que não teria mais compromisso em apoiar a reeleição do governador Elmano de Freitas, apontando como justificativa a aproximação do petista com os Rodrigues, adversários dos Ferreira Gomes em Sobral.
Em entrevistas a veículos da imprensa de Sobral, o ex-prefeito da cidade também sinalizou que pode votar no irmão Ciro Gomes (PSDB) para governador. Disse ainda ser possível que os irmãos Ferreira Gomes possam estar unidos no apoio a Ciro.
Ivo também criticou líderes do PT como Camilo Santana, dizendo que o ministro da Educação estaria hoje interessado em “destruir” Cid. Até o momento, os petistas não responderam diretamente aos ataques de Ivo. Nas redes sociais, petistas fizeram publicações nos últimos dias em apoio a Lula, Camilo e Elmano.