
O deputado federal Matheus Noronha (PL) afirmou que “é a vontade de todos” no PL Ceará que o partido retome a aproximação com o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PSDB) para uma aliança nas eleições de 2026. Ciro é favorito na oposição para disputar o Governo do Estado, em um provável embate com o atual governador Elmano de Freitas (PT).
Em entrevista para O Estado, o deputado do PL confirmou que a sigla pode voltar a dialogar com Ciro para formalizar uma aliança eleitoral, após o recuo no final de 2025 nessas articulações. “Faremos o possível para que o partido fique com Ciro”, disse Matheus Noronha, complementando que ele próprio está trabalhando para isso.
Matheus participou na sexta-feira (9) de uma reunião em Fortaleza entre lideranças do PL estadual, incluindo seu pai, o ex-deputado federal Genecias Noronha (PL); o deputado federal André Fernandes (PL), também presidente do PL Ceará, e o deputado estadual Alcides Fernandes (PL). Questionado se André e Alcides também sinalizaram o interesse em apoiar Ciro na eleição de governador, Matheus respondeu que esse “é o desejo de todos”, em referência ao PL cearense.
Apesar de ainda não ter lançado oficialmente a pré-candidatura, Ciro iniciou no final do ano passado uma série de encontros com aliados e lideranças cearenses. Interlocutores confirmam a intenção do tucano de disputar mais uma vez o Governo do Ceará.
Matheus Noronha foi um dos que se reuniu com Ciro, no último dia 30 de dezembro de 2025. O pai dele, Genecias Noronha, também esteve presente. Após a reunião, Matheus foi entrevistado pelo O Estado e foi direto ao afirmar que “Ciro é candidato a governador”.
MONTAGEM DE CHAPA PARA CÂMARA E SENADO
Já sobre a reunião da última sexta-feira com os aliados do PL, o parlamentar falou que o momento serviu para alinhar assuntos de interesse do partido, sem dar muitos detalhes.
No entanto, Matheus revelou que um dos pontos tratados foi a montagem das chapas de deputado federal e estadual do PL. “O PL vem com uma chapa forte, estamos trabalhando para isso”, disse. Ele apontou que o PL Ceará tem potencial para eleger seis deputados federais.
Uma das prioridades do PL nacional está na eleição para o Senado. No Ceará, a sigla tem dois pré-candidatos. Um deles é o deputado estadual Alcides Fernandes, pai de André Fernandes. A vereadora de Fortaleza Priscila Costa (PL) também apresenta uma pré-candidatura a senadora. Matheus Noronha disse que a reunião na sexta não tratou sobre o Senado. “Eu defendo que o melhor nas pesquisas seja o candidato”, comentou.
O assunto é um impasse no PL estadual. Alcides foi lançado inicialmente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegou a receber apoio público de Ciro; a indicação do pai de André para o Senado faria parte das tratativas para o PL estar na aliança com Ciro. Já Priscila Costa foi lançada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e é mais próxima do senador Eduardo Girão (Novo).
RECUO EM APROXIMAÇÃO COM CIRO
Pré-candidato a governador do Ceará, Girão busca construir uma chapa da oposição pela direita mais ideológica, descartando uma aliança com nomes como Ciro Gomes (PSDB) ou Roberto Cláudio (União). Foi a partir do ato de lançamento da pré-candidatura de Girão ao Governo do Ceará que o PL recuou no apoio a Ciro.
Presente no evento em Fortaleza, Michelle Bolsonaro criticou o ex-governador em seu discurso e orientou apoio a Girão na disputa pelo governo estadual. Depois disso, a cúpula nacional do PL decidiu suspender as negociações com Ciro.