
O presidente do PT no Ceará, Antônio Filho, o Conin, anunciou, na noite desta segunda-feira (19), que o partido terá candidatos próprios em Choró e Potiretama. Os municípios, assim como Senador Sá, terão novas eleições para prefeito e vice no próximo 1º de março.
“Acabamos de concluir uma reunião da Executiva Nacional onde aprovamos a candidatura própria do PT no município Choró, com a candidatura do companheiro Antônio Delmiro a prefeito e a companheira Ana Íris na vice”, disse Conin, em vídeo publicado nas suas redes sociais.
Em Potiretama, Solange Campeiro vai disputar a prefeitura pelo PT, em uma aliança com o PSD, que lançou Rogério na vice. “Essa foi a decisão do Partido dos Trabalhadores do Ceará sobre essas duas eleições suplementares no Estado do Ceará”.
Em Senador Sá, a expectativa do prefeito cassado Bel Júnior de ter candidatura única no município segue valendo. “O diretório municipal ainda vai se reunir e oportunamente vamos analisar a tática eleitoral no município”, explicou o petista.
Em entrevista exclusiva ao jornal O Estado, Bel Júnior afirmou que o grupo político continua unido e sob o seu controle em Senador Sá. Para ele, “não existe, neste momento, nenhuma liderança política ativa” no município com força para fazer oposição. O ex-prefeito deverá oficializar Sabrina do Bel como sua candidata.
Eleições suplementares
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) anunciou, no último dia 12, que os municípios de Senador Sá, Choró e Potiretama terão novas eleições no dia 1º de março. As convenções partidárias deverão acontecer entre os dias 23 e 25 de janeiro.
Prefeitos cassados
Em Choró, o novo pleito foi convocado após a cassação dos mandatos do prefeito Bebeto Queiroz (PSB) e do vice Bruno Jucá (PRD), condenados por compra de votos. Bebeto também é considerado foragido da Justiça desde 5 de dezembro de 2024, circunstância que pesou para a definição da eleição suplementar.
Já em Potiretama, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) manteve, por unanimidade, a cassação da chapa do prefeito Luan Dantas (PP) e da vice-prefeita Solange Campelo (PT), após rejeitar embargos apresentados pela defesa. A decisão teve como base abuso de poder político, com uso indevido dos meios de comunicação e propaganda institucional em período vedado durante as eleições de 2024.
Em Senador Sá, a Corte Eleitoral também confirmou a cassação dos mandatos do prefeito Bel Júnior (PP) e da vice-prefeita Maria Veriani (PP), por abuso de poder político e econômico no evento de campanha conhecido como “Cavalgada do Bel”. Com isso, o novo pleito no município deve ser incluído no calendário do TRE-CE para 2026.