Presidente da DC diz que apoio de Aldo a Ciro é pessoal e partido ainda vai se posicionar sobre eleição no Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O presidente estadual da Democracia Cristã (DC), Robson Leite, disse que o anúncio do pré-candidato a presidente do partido, Aldo Rebelo, de apoio a Ciro Gomes (PSDB) na eleição no Ceará foi “unilateral” e pegou os filiados de “surpresa”.

O líder da DC no estado falou que a declaração do presidenciável não foi dialogada com os dirigentes nacionais nem estaduais do partido e classificou a manifestação como “pessoal”, em razão da relação de amizade de Aldo com Ciro.

“Assim, o Aldo deu um depoimento dele pessoal, né? Uma coisa unilateral, ele tem um sentimento pelo Ciro, são amigos e tal. Não foi algo combinado com o presidente estadual nem teve uma discussão ampla. Nós ainda teremos uma reunião com a (direção) nacional depois do Carnaval, em que vão ser pautadas algumas situações e a gente, inclusive, vai falar do Estado do Ceará”, explicou Robson em entrevista para O Estado.

Na terça-feira (27) Aldo Rebelo cravou que a DC apoiará Ciro Gomes na eleição pelo Governo do Ceará deste ano, dizendo que o tucano é a “a melhor alternativa” para o estado.

Robson reiterou que a DC ainda não tem ainda posicionamento para as eleições no Ceará. Ele disse que o ex-candidato a presidente e líder histórico da sigla, José Maria Eymael, vai retornar da licença e assumir a presidência nacional, o que deve ocorrer no final de janeiro, e aí então os posicionamentos para as eleições serão discutidos. Atualmente o presidente nacional da DC é o ex-deputado João Caldas.

No Ceará, o partido não faz parte oficialmente da base do governo nem da oposição. A DC estava na base do ex-prefeito de Fortaleza, José Sarto (PSDB), e apoiou sua reeleição em 2024. No segundo turno, os filiados foram liberados para apoiar Evandro Leitão (PT) ou André Fernandes (PL), explicou Robson.

Apesar da indefinição oficial, filiados à Democracia Cristã que estão em cargos políticos no Ceará aparecem em posições de alinhamento ao PT. O próprio Robson Leite faz parte do grupo político liderado pelo ex-prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves (PSB), aliado do governo de Elmano de Freitas (PT). Robson é secretário de Educação no município de Aquiraz, cuja gestão é comandada pelo prefeito Bruno Gonçalves (PRD).

A esposa de Bruno, Carla Ibiapina, é vereadora de Fortaleza pela DC e faz parte da base do prefeito Evandro Leitão (PT).

PRIORIDADES DA DC NAS ELEIÇÕES DO CEARÁ

Nos preparativos para a disputa eleitoral de 2026, o presidente estadual da DC disse que o partido tem como foco no Ceará as eleições proporcionais. A meta é eleger entre dois e três deputados estaduais e um deputado federal.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)