
A Prefeitura de Fortaleza anunciou, na terça-feira (27), um financiamento de R$ 250 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com a verba, a gestão municipal pretende realizar uma série de obras em sete das 12 Secretarias Regionais, incluindo a Urbanização da Lagoa da Maraponga.
A obra foi iniciada em 2021, pelo Governo do Estado, porém foi abandonada em novembro de 2022, com a rescisão do contrato com a construtora responsável. Inicialmente, a intervenção estava orçada em R$ 3 milhões.
No primeiro semestre de 2025, o projeto foi retomado com a parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado. A promessa era de entregar o parque até junho deste ano.
Os governos estadual e municipal projetam realizar a pavimentação do entorno da lagoa, assim como a construção de quiosques, areninha, quadra poliesportiva, posto policial e um polo gastronômico, entre outras estruturas. A Lagoa da Maraponga está localizada dentro de uma Unidade de Conservação (UC) de aproximadamente 31 hectares.
Além da Lagoa da Maraponga, também serão urbanizadas as Lagoas da Paupina e Libânia. Na Paupina, há falta de manutenção, as obras devem incluir manutenção, mobiliário e iluminação. O projeto da Prefeitura deve valorizar o patrimônio histórico da área e respeitar a vegetação nativa, além de criar espaços de lazer e esporte.
A Lagoa da Libânia, no Mondubim, receberá ações de requalificação das vias e passeios, assim como novo pavimento, mobiliário, acessibilidade e espaços para práticas esportivas e areninha.
Também será construída uma ponte no bairro Sabiaguaba, entre a rua Sabiaguaba e a Avenida Manuel de Castro. A intenção é melhorar a infraestrutura de pavimentação e drenagem do local, além de facilitar o acesso à área.
Foco em drenagem e pavimentação
Segundo o anúncio do prefeito, ao lado do governador Elmano de Freitas e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, serão 22 áreas beneficiadas em 13 bairros beneficiadas com obras de drenagem, pavimentação e urbanização. A prioridade será dada considerando a maior concentração de pessoas.
As melhorias vão contemplar vias ainda em terra batida, que devem receber novo pavimento, drenagem e esgotamento sanitário. O objetivo é evitar alagamentos como os vistos na manhã da terça-feira (27).
“Essa operação de crédito vem no sentido de que a gente possa dar uma maior visibilidade a espaços, regiões e áreas que até então o poder público não conseguia enxergar”, disse o prefeito.
Elmano determinou ainda uma parceria público-privada com a Cagece e a Ambiental Ceará para que ampliar a área coberta por esgotamento sanitário em Fortaleza.
Foto: Beatriz Boblitz / PMF
Legenda: Evandro Leitão anunciou obras ao lado de Elmano de Freitas, Aloizio Mercadante, Jade Romero, Romeu Aldigueri e Leo Couto