Porteiras, no Cariri, registra a maior chuva do Ceará entre domingo (18) e segunda (19)

Blog do  Amaury Alencar
0

 


Após um final de semana de fortes chuvas no Cariri, a semana começa com poucas precipitações. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), apenas 11 municípios do Ceará registraram chuva entre às 7h de domingo (18/01) e às 7h desta segunda-feira (19), com o maior volume pluviométrico ocorrendo no Sítio Saco em Porteiras, no Cariri, 38 milímetros (mm).

Confira as 10 maiores chuvas registradas no estado nas últimas 24 horas:

Porteiras (Posto: SITIO SACO) : 38 mm
Aiuaba (Posto: BOM NOME) : 14 mm
Mulungu (Posto: MULUNGU) : 11.8 mm
Aiuaba (Posto: ESTACAO ECOLOGICA) : 10.4 mm
Aratuba (Posto: CAMARAO) : 6 mm
Parambu (Posto: CANABRAVA-COCOCI) : 3.8 mm
Fortaleza (Posto: DEFESA CIVIL DE FORTALEZA) : 3.4 mm
Camocim (Posto: CAMOCIM) : 3 mm
Icapuí (Posto: PEIXE GORDO) : 2 mm
Farias Brito (Posto: FARIAS BRITO) : 1.6 mm

Entre esta segunda-feira (19) e quarta-feira (21), a ZCIT deverá atuar nas proximidades da costa norte do Nordeste do Brasil, incluindo o litoral do Ceará. Essa condição favorece a formação de nuvens do tipo cumulonimbus no centro-norte cearense, onde há potencial para chuvas e trovoadas.

Além disso, a aproximação de um novo sistema frontal, prevista para alcançar o sul do Nordeste entre terça e quarta-feira, contribuirá para a formação de instabilidades no centro-sul e oeste do estado, ampliando as condições para precipitações nessas áreas.

Dessa forma, todas as macrorregiões do Ceará deverão apresentar condições de chuvas e trovoadas ao longo do período.

Com o predomínio da nebulosidade, as temperaturas tendem a permanecer menos elevadas. As máximas devem variar entre 34°C e 36°C nas áreas mais quentes das macrorregiões da Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns, Litoral do Pecém, Cariri e Litoral Norte. Nas demais regiões, os valores máximos ficam entre 28°C e 33°C.

Em função da atuação da ZCIT, os ventos predominam de Nordeste, com rajadas que podem alcançar até 40 km/h em todas as macrorregiões.

Foto: Marciel Bezerra  

                                   Site Mais Cariri

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)