O padre Ránis Dias, da Paróquia de São João Batista, em Uruburetama, no Norte do Ceará, anunciou neste fim de semana que não cobrará mais taxa para a celebração de casamentos na paróquia. Conhecido nacionalmente desde 2024, quando viralizou ao rir de uma versão em ritmo de calypso da música “Hosana nas Alturas”, o sacerdote afirmou que a decisão tem como objetivo garantir que “o dinheiro não seja obstáculo” para que casais possam regularizar suas vidas.
“A partir de hoje, nenhum casal, quer seja pobre, quer seja rico, não pagará mais um centavo de taxa no que se refere ao sacramento do matrimônio. É o primeiro sacramento que estamos isentando. Esta norma é válida até o último dia que eu estiver na paróquia”, declarou o padre.
De acordo com a tabela de taxas e espórtulas da Arquidiocese de Fortaleza de 2024, a Igreja Católica sugere a cobrança de cerca de R$ 280 para a celebração de casamentos. A iniciativa de padre Ránis foi amplamente elogiada nas redes sociais, com fiéis destacando o gesto como exemplo de sensibilidade pastoral e defendendo que a medida seja estendida a outros sacramentos.
Diário do Nordeste
