
Foto: Divulgação
Uma mulher foi presa em flagrante nesta terça-feira (14) por furto de energia elétrica em um restaurante localizado no bairro Horto, em Juazeiro do Norte. A prisão ocorreu após uma inspeção de rotina realizada por técnicos da Enel Distribuição Ceará
De acordo com a concessionária, durante a fiscalização na rede elétrica da região, os técnicos identificaram uma fraude no fornecimento de energia do estabelecimento, prática popularmente conhecida como “gato”. Diante da irregularidade, a Polícia Civil foi acionada para averiguar a situação.
A suspeita foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil do município, onde foi autuada em flagrante pelo crime de furto de energia. A legislação brasileira prevê pena de um a oito anos de reclusão para esse tipo de crime.
Crime e risco à vida
Além de ser ilegal, o furto de energia representa sérios riscos à segurança da população. Segundo a Enel, ligações clandestinas comprometem a qualidade do fornecimento elétrico e podem provocar acidentes graves, como curtos-circuitos, incêndios e choques elétricos.
A prática também coloca em risco a vida de pessoas que manipulam a rede elétrica sem treinamento adequado e sem equipamentos de proteção, além de deixar cabos energizados expostos, o que pode causar acidentes fatais.
A Enel reforça que denúncias de irregularidades podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais da distribuidora e destaca que ações de fiscalização seguem sendo realizadas em todo o Estado para garantir a segurança e a regularidade do fornecimento de energia.
Caririceara