O seminário tem como objetivo geral promover o diálogo entre governos, instituições acadêmicas e a sociedade civil sobre a Educação Escolar Quilombola (EEQ), constituindo-se como um espaço de nivelamento de informações e de reflexão coletiva e comunitária. A proposta é discutir os principais desafios enfrentados para que a EEQ seja efetiva e plenamente implementada nos territórios quilombolas, respeitando a identidade, a cultura, a história e os modos de vida dessas comunidades.
Para Luciana Negro , a realização do seminário representa um passo importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial e à valorização da memória histórica do povo quilombola. A iniciativa busca ainda estimular o engajamento institucional e comunitário na construção de uma educação que dialogue com a realidade local e contribua para o desenvolvimento social e cultural dos territórios quilombolas.
O presidente da OAB Subseção Cariri Oriental, Vicelmo Sales, destacou a relevância do evento para a garantia de direitos. “A Educação Escolar Quilombola é um direito constitucional e um instrumento fundamental de justiça social. Debater sua implementação é reafirmar o compromisso com a igualdade racial, com a dignidade das comunidades quilombolas e com a preservação da nossa memória histórica”, afirmou. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do link: