
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tauá - Foto: João Farias Feitosa
A Câmara Municipal de Tauá realizou na noite de hoje (12/01), a primeira sessão deliberativa do ano de 2026, após a posse da nova Mesa Diretora e instalação da Legislatura. Presidida pelo vereador Luis Alves, a sessão teve duração de 2 horas e 41 minutos.
Após a leitura da Pauta dos Trabalhos, 8 vereadores ocuparam a Tribuna do Plenário e abordaram vários assuntos, dentre eles, a precária situação da BR-020, com novas cobranças ao DNIT/CE com duras críticas ao descumprimento de medidas anunciadas pelo órgão por meio de comunicados oficiais encaminhados ao Poder Legislativo, que não saíram do papel. Os vereadores também externaram preocupações quanto a situação dos agropecuaristas devido a estiagem prolongada que está causando prejuízos devido a falta de alimentação para os animais e desvalorização dos plantéis. A situação do abastecimento de água em comunidades rurais, andamentos de obras paralisadas, melhoramentos em estradas, dentre outros, também foram tratados pelos vereadores, Érico Lima, Vony Sousa, Fúlvio Gonçalves, Hélio Castelo, Felipe Viana, Hélder Castelo e Nezinho Loiola, com vários apartes dos demais vereadores presentes na sessão.
Votações
Na Ordem do Dia, foram aprovados, o Projeto de Lei Nº 01/2026, que altera um trecho a Lei Municipal Nº 2.736/2023, modificada pela Lei Nº 2.938/2025, que trata do Programa Monitor Bolsista de Transporte Escolar. A alteração ocorreu para possibilitar que esses profissionais passem ao regime de contratação temporária com salário de R$ 1.621,00 e a mudança de nomenclatura, passando somente a "Bolsista", que acompanharão os alunos nos transportes escolares do local de origem até às Escolas. A matéria foi aprovada pela unanimidade dos presentes (12 votos).
Por 10x2, os vereadores mantiveram o Veto do Poder Executivo ao Autógrafo de Lei que trata da reserva de vagas para candidatos negros e pardos em concursos públicos da Administração Direta e Indireta.
Requerimentos e Moções também foram aprovados.
Líder da Bancada do PSB
O vereador Adriano Dimas foi indicado pelo Presidente do PSB de Tauá, vereador Hélio Castelo, para ocupar o cargo de Líder da Bancada na Câmara Municipal.
Mudança na Bancada do PT
O 2º suplente de vereador do PT de Tauá, Professor José Alves Neto, assumirá o mandato na Câmara Municipal de Tauá, nos próximos dias.
O anúncio foi feito pelo vereador Nezinho Loiola, durante a sessão do Poder Legislativo realizada na noite de hoje (12/01). Ele explicou que o Partido dos Trabalhadores iniciar um sistema de rodízio, permitindo que os suplentes assumam mandatos parlamentares.