Reunião entre MPCE, Prefeitura e vereadores discute demandas hospitalares em Juazeiro do Norte; plano de contingência deve ser apresentado

Blog do  Amaury Alencar
0


Sede do Ministério Público do Ceará em Juazeiro do Norte.

Foto: Divulgação/Ministério Público do Ceará.

 Na última terça-feira (16), integrantes do Ministério Público do Ceará (MPCE),  vereadores e representantes da gestão municipal de Juazeiro do Norte se reuniram para debater as demandas da saúde da cidade. O encontro teve como objetivo alinhar o fluxo de atendimento de urgência e emergência para pacientes de alta complexidade.

A reunião contou ainda com a participação das direções e coordenações das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Hospital Regional do Cariri, do Hospital São Vicente e da Central de Regulação do Estado do Ceará. Durante o encontro, foram apresentados dados sobre atendimentos, internações, cirurgias e exames realizados.

Entre os pontos discutidos, destacou-se a necessidade do município apresentar um plano de contingência para situações de possível colapso do sistema de saúde. A falta desse documento norteador foi criticada pelo vereador Lukão (PSBD), que chegou a comentar a situação na sessão da Câmara Municipal, realizada no mesmo dia.

Estou fazendo uma fala nesse momento de preocupação. Se a gente não tem um plano de contingência, um plano B, a quem a gente vai recorrer?”, disse durante a sessão.

De acordo com informações do Jornal do Cariri, ao fim da reunião ficou definido que o município terá um prazo de 10 dias para apresentar o plano de contingência.

Tensionamento

Após o encontro, o secretário de Saúde de Juazeiro do Norte, Bendimar Júnior, publicou em suas redes sociais uma nota de repúdio. No texto, informou que, durante o debate, um dos vereadores presentes, cujo nome não foi citado, interrompeu a fala do secretário executivo de Gestão em Saúde, Yago Nunes, e em seguida, teria mantido uma conversa em tom alto ao telefone.

Enquanto discutíamos, de forma responsável e técnica, as causas e caminhos possíveis para enfrentar os desafios que impactam diretamente a vida das pessoas, presenciei uma postura que não condiz com o respeito que esse tipo de espaço exige”, afirmou em trecho da nota.

Nos comentários da publicação, o secretário executivo da pasta agradeceu o apoio recebido. “Tenho absoluta certeza que estamos no caminho certo. Nossa resposta a esses ataques deve ser dada com trabalho “, escreveu Yago.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)