Professor Everton Alencar lança livro de poemas “Solitudo”

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O lançamento da obra “Solitudo”, do professor e doutor em Letras, Everton Alencar, aconteceu quinta-feira, 11, dentro da programação da XIII Semana de Letras da FECLI/UECE.

A obra conta com 28 poemas escritos ao longo dos anos e outros até mais recentes, entre esses: “Road to Messina”, dedicado ao pai, dias após o falecimento, ano passado. “Solitudo” é dedicado também à neta Lia. De acordo com o professor, o pai dele era bancário, gostava de ler, nas ‘horas vagas’, sempre tinha livros por perto. Inclusive na faixa dos dez anos, o pai o indicou para ler Aluísio Azevedo.

Durante o encontro com estudantes, professores, ex-alunos, admiradores e convidados, o professor Everton contou sobre sua vivência com a literatura. “Sou avesso à palavra novidade. Não há novidade a rigor em arte e em literatura, só o atemporal existe. Nós recolhemos alguns poemas aqui neste pequeno livro, muitos publicados ao longo do tempo no Jornal A Praça. É mais um de nossos livros, desta feita com versos nossos e ligados a mais absoluta e estrita tradição. Tanto do ponto de vista vernacular, como em relação ao conteúdo, posso dizer isso em resumo”, pontua o professor.

Solidão

O professor também fala sobre o título do livro ‘Solitudo’. “É uma palavra da terceira declinação do latim feminina que quer dizer solidão. Então, há uma tônica que perpassa todo o livro filosófica ligada a esse tema, assim como outros que permeiam a obra”, disse.

Para Everton, cada poema feito é especial. “Os poemas são como filhos, são pedaços da nossa alma, levando em conta que nada é fruto de nenhuma virtualidade, o homem é a própria obra. Então, cada poema tem que trazer uma vivência muito séria, não gratuita, não pueril. Eu então posso dizer aqui que cada um leva um pouco do meu ser”, ressaltou.

Em breve “Solitudo” será lançado no Sebo Centro-Sul, a obra tem que já pode ser comprada ao valor de R$ 10,00. O Sebo Centro-Sul fica na rua Márcio Nogueira, 358/C. Outras informações pelo perfil @sebo_centrosul.

Perfil

Everton Alencar é professor adjunto de Latim e Filologia da Universidade Estadual do

Ceará, desde 1994; doutor em Letras pela UFPB, 2004; mestre em Letras pela UFC, 1996, membro fundador da Academia da Incerteza; fundador e coordenador do Núcleo de Latim da UECE-FECLI (1995)

Obras

Tradução: “Liras Olvidadas”, Fortaleza, 1995 (Latim); “As Cartas Imaginárias”, Iguatu, 1999 (Latim); “Dez Poetas Franceses”, Iguatu, 2009 (Francês); “Dez Poetas Ingleses”, Iguatu, 2017 (Inglês)

Poesia: “A Vigília dos Insones

A Man and His Shot e Alguns Poemas”

Semana de Letras

A XIII Semana de Letras da FECLI/UECE aconteceu entre os dias 8 a 11 no Campus Humberto Teixeira com o tema: “Entre Letras: a formação do profissional de linguagens”. Palestras, sessões de comunicação oral, minicursos, mesas-redondas, lançamentos de livros e apresentações artísticas integraram a programação. A Semana de Letras da FECLI é uma realização do CA – Centro Acadêmico de Letras Patativa do Assaré e do Colegiado de Letras da FECLI.

                                                        Jornal a Praça 

 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)