
Um princípio de incêndio em um veículo de esteira de bagagem mobilizou equipes de emergência e causou a evacuação de um avião da Latam Airlines na noite de quinta-feira (4), no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O incidente ocorreu por volta das 21h e envolveu uma aeronave Airbus A320 que se preparava para decolar com destino a Porto Alegre (RS).
Segundo informações da companhia aérea, o fogo teve início em um dos veículos de apoio terrestre responsável pelo transporte de bagagens até o porão do avião. As chamas foram rapidamente percebidas e controladas, mas, por precaução, a tripulação decidiu evacuar todos os passageiros da aeronave. O procedimento foi realizado por meio da ponte de embarque e também pelas escorregadeiras de emergência.
Imagens registradas por passageiros e divulgadas nas redes sociais mostram o momento de tensão a bordo. Em um dos vídeos, é possível ouvir gritos e orientações da tripulação para que os ocupantes deixassem seus pertences e saíssem imediatamente do avião. “Deixem tudo!”, grita uma comissária enquanto os passageiros se dirigem às saídas de emergência.
Apesar do susto, a Latam informou que não houve feridos entre os passageiros ou tripulantes. A concessionária GRU Airport, responsável pela administração do aeroporto, confirmou que o incidente foi rapidamente controlado e que os procedimentos de segurança foram seguidos conforme os protocolos internacionais.
A aeronave foi retirada de operação para inspeção e manutenção, e os passageiros foram realocados em outro voo com destino a Porto Alegre. A empresa lamentou o ocorrido e afirmou estar colaborando com as autoridades aeroportuárias para apurar as causas do incêndio no equipamento de solo.
O incidente gerou atrasos pontuais nas operações do terminal, mas não comprometeu o funcionamento geral do aeroporto. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atuou prontamente no controle das chamas, evitando que o fogo se alastrasse para a aeronave ou outras áreas do pátio.
O caso segue sob investigação para determinar as causas exatas do incêndio e avaliar possíveis falhas operacionais ou técnicas no equipamento envolvido.