Governo do Ceará lança programa Dinheiro na Mão para beneficiar milhares de microempreendedores e trabalhadores informais

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Iniciativa irá ofertar a oportunidade para os interessados conseguirem empréstimos sem taxa de juros

Mais oportunidade para os cearenses. O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (11), o programa Dinheiro na Mão, ação que visa incentivar o empreendedorismo e a economia solidária, promovendo a geração de emprego e renda, além de conceder a oportunidade de conseguir empréstimo sem juros. Interessados devem se cadastrar por meio do portal oficial do programa. O evento foi comandado pelo governador Elmano de Freitas.

A iniciativa acontece por meio da Secretaria do Trabalho (SET) e Fundo de Investimentos de Microcrédito Produtivo do Ceará (FIMPCE). O programa é destinado ao Microempreendedor Individual (MEI), Microempreendedor Informal e Trabalhador Informal. Prioritariamente, o Dinheiro na Mão quer atender negócios chefiados por mulheres e pessoas beneficiárias de programas sociais de transferência de renda.

“A economia cearense tem um conjunto de pessoas que atuam como MEI, mas que possuem dificuldade para colocar seu negócio. Sentamos para analisar e entendemos que uma das maiores dificuldades é a taxa de juros. As instituições financeiras podem se cadastrar junto ao Governo, inclusive bancos privados, para emprestar recursos e o Estado vai arcar com os juros desde que a pessoa beneficiada esteja adimplente. Desta maneira iremos ajudar os pequenos negócios no Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas.

O valor máximo da operação de crédito subsidiada é de R$ 21 mil. Os empréstimos devem ter amortização em parcelas mensais e sucessivas, com prazo total de 4 a 12 meses. Caso a parcela seja atrasada, o beneficiado perde o subsídio no mês de atraso.

“Tenho muita confiança nesse programa. Você poder pegar um empréstimo junto as instituições financeiras sem juros é um grande incentivo para que as pessoas possam melhorar os seus negócios”, complementou o chefe do Executivo Estadual.

Titular da SET, Vladyson Viana, deu mais detalhes sobre o funcionamento do programa. “O programa segue a política nacional do microcrédito produtivo orientado. A partir desse cadastro, os clientes irão para a esteira de atendimento das instituições financeiras. Com a adimplência, o Governo do Estado faz o ressarcimento do valor referente aos juros. Nossa meta é escalar o número de pessoas atendidas até 100 mil pessoas por ano”, disse.

Neste primeiro momento, o parceiro inicial do Dinheiro na Mão é o Banco do Nordeste (BNB), que disponibilizará aporte anual de R$ 300 milhões. Superintendente da instituição no Ceará, Eliane Brasil, expressou sua confiança na iniciativa. “Temos uma experiência fantástica, o Credi Amigo, que transforma vidas há 27 anos. É uma alegria imensa aderir a esse programa. Sei que o Dinheiro na Mão vai ajudar muita gente. O BNB vai entrar de cabeça nessa nova iniciativa”, afirmou.

Será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) um edital para credenciamento de outros bancos e instituições financeiras para se habilitarem como parceiros do programa, ampliando o leque de oportunidades para os cearenses.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)