Em 2025, Mirante do Caldas se destaca na educação ambiental, cultura e empreendedorismo

Blog do  Amaury Alencar
0

 

                     WhatsApp Image 2024-07-26 at 08.51.46.jpeg


Consolidando-se como um espaço de valorização da identidade local, do bem viver e do turismo de experiência de forma sustentável, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), já recebeu mais de meio milhão de pessoas, entre moradores da região e turistas do Brasil e de outros países.


O público que visita o CAMC é convidado a adentrar em um espaço que mostra a história do povoado do Caldas, a importância de reconhecimento à relevância dos ecossistemas locais, como a Floresta Nacional do Araripe e o Geopark Araripe, um território reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) pelo seu alto valor geológico e científico, - também o primeiro no país, - e do qual o Mirante do Caldas é um dos geossítios.


Fomentar a economia criativa, a geração de renda na comunidade local, promovendo autonomia e desenvolvimento. Com esse intuito, o CAMC realizou 159 ações voltadas para os empreendedores locais. Destaque também para a Feira Mirarte Caldas de Produtos Orgânicos e Artesanais, que nas 16 edições realizadas em 2025, atendeu milhares de pessoas, fortalecendo a arte, o artesanato e a produção local.


Outra alternativa de educação ambiental oferecida no complexo são as trilhas do Programa Pegadas Ecológicas, onde, neste ano, foram 108 ações de visitas guiadas, totalizando 3.411 pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer a Trilha Ecológica Mirante do Caldas. Nela, a interação com a natureza acontece por meio de sinalização acessível, com placas em braille, cordão guia para locomoção, e pontos de descanso ao longo do percurso. Outro destaque da educação ambiental para o desenvolvimento infantil neste ano foi a realização do projeto Infância no Mirante.


Como mais um atrativo nesse rico cenário, temos o Borboletário do Cariri - primeiro da região. O local recebeu 21 mil visitantes. Dessa forma, contribuindo com a educação ambiental, formação de pessoal e pesquisa científica para a conservação da biodiversidade por meio da preservação de 21 espécies de borboletas da região do Cariri cearense.


Manifestações culturais também se fizeram presentes no território do Caldas neste ano de 2025. Com 93 ações, entre elas, CarnaCaldas, Mostra Sesc Cariri de Culturas, e a terceira edição do Caldas Reggae, um festival que levou 3.000 pessoas a Vila do Caldas fortalecendo a geração de renda local com isso foi alcançado um público de 23.228 pessoas. Para além disso, o equipamento também esteve presente em festas de tradição, escolas municipais e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com ações formativas, nas Romarias, Expocrato, e na Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio.


O trabalho de parceria do Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC) com diversas instituições vem proporcionando o crescimento do equipamento além do objetivo traçado com sua instalação na região do Cariri. Integramos ativamente o Conselho Consultivo da FLONA do Araripe, em parceria com o ICMBio, reafirmando nossa responsabilidade com a conservação e com o cuidado coletivo; o Colóquio Internacional sobre Patrimônio Fossilífero; e com a Escola Superior do Ministério Público, onde integramos a programação do Congresso Regional do Ministério Público.

Por essa atuação, o CAMC foi destaque no XVIII Prêmio Multimídia Kariris pelos relevantes  trabalhos ambientais e culturais construído coletivamente. O Complexo Ambiental Mirante do Caldas afirma, diariamente, que a Vila do Caldas é muito mais do que um destino turístico, é uma comunidade viva, guardiã de saberes ancestrais, de potência criadora e de uma visão de futuro pautada no respeito, na solidariedade e na sustentabilidade.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)