De praticamente qualquer ponto de Caridade, a 97,8 km de Fortaleza, e também para quem trafega pela BR-020 na altura do Município, é possível avistar a estátua de Santo Antônio. Agora, finalmente, com a cabeça no lugar.
Na última segunda-feira, 15, após uma obra iniciada há 39 anos, a peça foi finalmente içada e instalada no corpo da imagem.
A novidade foi recebida com emoção e celebração pelos moradores. Para muitos, simbolizou o fim do estigma da cidade do “santo sem cabeça”, renovação da fé e esperança de fortalecimento do turismo e da economia de uma pequenina cidade com menos de 17 mil habitantes.
Conforme a Prefeitura de Caridade, a previsão é que a estátua seja concluída a tempo para os festejos de Santo Antônio, em junho de 2026.
A construção da estátua gigante de Santo Antônio começou em 1984, mas foi abandonada dois anos depois por falta de recursos. O abandono deu origem a uma situação inusitada: o corpo da imagem permaneceu no alto do morro, enquanto a cabeça ficou a cerca de três quilômetros de distância, hoje ocupando parte de uma rua e o terraço de uma casa.
Com investimento de quase R$ 11 milhões, em pelo menos três contratos, por licitação, as obras tinham previsão de entrega para 2022. Contudo, os trabalhos enfrentaram novas interrupções, sendo a última fase ativa registrada em junho de 2024.
Na quinta-feira passada, 18, dois guindastes atuavam em colocar outras partes da escultura. Mesmo em meio às obras, a professora Maria das Dores, 60, subiu de moto ao alto do Serrote do Cágado apenas para acompanhar, de mais perto, a construção da nova estátua. Diante da imagem, o olhar dela se demorava em emoção de ver um sonho coletivo parecer cada vez mais perto de se concretizar.
“Ah, é uma felicidade muito grande, né? Foi um sonho que ‘desmoronou’ e agora, vendo ela sendo construída novamente, reativou novamente a esperança do nosso povo", diz Maria, devota da Santo Antônio.
Segundo ela, a perspectiva de uma nova estátua completa fortalece o município em mais de um sentido. “Pela nossa devoção e também pelo turismo que vai ficar na nossa cidade, que antes era desacreditada. A minha fé, por exemplo, só aumenta cada vez mais”.
No local, o escultor cearense Markus Moura, responsável pelo projeto, explicou que a imagem de Santo Antônio é formada a partir de uma estrutura em concreto armado, posteriormente revestida com vergalhões para dar forma à escultura. A estátua terá cerca de 36 metros de altura.
A representação trará o Santo segurando o Menino Jesus, que estará sentado sobre uma Bíblia fechada. Do lado direito da estátua, estarão lírios, flor símbolo de Santo Antônio, e um terço. A base do monumento já foi concluída e funcionará como espaço cultural, incluindo uma área de museu e a vista para a antiga estrutura do Santo.
A imagem está dentro de um complexo que abrange uma área de cerca de 4,4 mil m². O espaço contará com mirante, capela, áreas comerciais, pátio, calçadão arborizado e acessos com escadas e rampas. Também está previsto um estacionamento para visitantes.
“As pessoas receberam a notícia, literalmente, com fogos de artifício”, relata o pároco Felipe Calisto Martins, 33. “No dia em que a cabeça foi colocada, a Cidade praticamente parou. Era algo que, infelizmente, muitos já estavam desacreditando por causa do tempo. Houve muita felicidade por ver esse sonho sendo realizado e por tirar essa marca de ‘cidade do santo sem cabeça’.”
A expectativa agora se concentra no calendário religioso do Município. “De 1º a 13 de julho, nós temos os festejos de Santo Antônio aqui. Se a imagem estiver pronta até lá, e é isso que nós esperamos, vai ser uma festa marcante para a Cidade”, disse.
“Santo Antônio em Caridade é algo muito festejado. As pessoas aqui são muito religiosas. Com a imagem de Santo Antônio, a fé das pessoas vai se renovar ainda mais. As pessoas vão se reconhecer naquela imagem”, afirmou o padre.
o povo