
Cada estudante recebeu um exemplar físico do livro que escreveu e ilustrou | Foto: Divulgação/ Prefeitura de Altaneira
Um total de 228 livros foram assinados e entregues no último dia 11 de dezembro, em Altaneira, no Cariri, pelos próprios autores: estudantes do 3º, 4º e 5º ano da EMEFTI Joaquim Soares da Silva. A iniciativa contou com a supervisão de seis professores.
De acordo com o diretor da unidade, Marcelo Oliveira, as obras trazem diferentes enredos, como histórias de aventura, viagens espaciais, casas mal-assombradas e sonhos imaginados pelas crianças. Todo o conteúdo foi criado a partir da escrita e das ilustrações feitas pelos próprios alunos.
“É um dos maiores projetos de leitura e escrita da América Latina. Nós realizamos a adesão graças à parceria das professoras, que desempenharam um excelente trabalho. As crianças escolhiam um tema e, por meio daquele tema, realizavam sua escrita e depois a ilustração”, explicou.
Para o secretário de Educação, Adeilton Silva, o projeto foi “um marco” para Altaneira e a meta é expandi-lo. “Ficamos bastante felizes e realizados com esse projeto. Temos a perspectiva de que, no próximo ano, teremos ainda mais obras e de expandir o projeto para outras escolas”, disse.
O projeto foi realizado em parceria com a Estante Mágica. Ainda de acordo com a direção da escola, cada estudante recebeu um exemplar físico do livro que escreveu e ilustrou. Os livros foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação.