O Crato será o palco da II TEIA CE (encontro estadual de articulação e vivência estética, artística e política dos pontos de cultura do Ceará), que acontecerá de 20 a 23 de novembro, em diversos Pontos de Cultura do município e no Centro Cultural do Cariri. O tema central do encontro é “Justiça Climática em Territórios Ancestrais”.
O evento prevê a realização dos “Ciclos da Palavra”, nos quais serão discutidos os seguintes temas: Chapada do Araripe - Patrimônio da Humanidade; Mudanças Climáticas e Impactos no Território; Raízes Plurais: Feminino, Gênero e LGBTQIAPN+; Racismo Ambiental; Urbanização e o Direito à Cidade; Povos Originários: Saberes e Fazeres Ancestrais; e Raízes que Brotam: Infâncias e Sustentabilidade. Os Ciclos da Palavra serão realizados nos seguintes Pontos de Cultura: Carrapato Cultural (Novo Lameiro); Casa de Quitéria (Baixio de Muquém); Reisado do Mestre Dedé de Luna (Muriti); Ponto de Cultura Terreiro das Pretas (Santa Fé); Coletivo Camaradas (Comunidade do Gesso); Povo Kariri Poço Dantas (Comunidade do Poço Dantas); e Procem – Casa Luz (Seminário).
Uma atividade sobre justiça climática será realizada no Sítio Pau Preto, em Potengi, na manhã do dia 22.
Uma intensa programação artística será realizada no Centro Cultural do Cariri e contará com a Feira de Economia Solidária e Criativa dos Pontos de Cultura. A programação completa estará sendo divulgada nas redes sociais da Comissão Cearense Cultura Viva e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult CE).
A TEIA pretende reunir representantes de cerca de 300 Pontos de Cultura do Ceará, além de artistas convidados, pesquisadores, gestores públicos, mestres da cultura popular e militantes de movimentos sociais. O evento contará com representantes do Ministério da Cultura, da Secult CE e de secretarias municipais de cultura.
