Incêndio no César Cals: 270 pacientes são transferidos, sendo 117 bebês

Blog do  Amaury Alencar
0

Incêndio atinge hospital César Cals e bebês são retirados às pressas da unidade.

Incêndio atinge hospital César Cals e bebês são retirados às pressas da unidade. / Crédito: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO


Ao todo, 117 bebês e 153 mulheres, entre gestantes e puérperas, foram encaminhados para unidades da Rede Estadual e da Rede Municipal de Fortaleza após o incêndio que atingiu parte do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), no Centro da Capital, na manhã desta quinta-feira, 13.

De acordo com a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara, o hospital possui 293 leitos, distribuídos entre gestantes em trabalho de parto, mães com recém-nascidos e bebês em diferentes níveis de risco, entre berçário e UTIs neonatal e adulta.

Incêndio ocorreu em subestação externa

O incêndio teve início na subestação de energia localizada na área externa da unidade e foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a Sesa, nenhuma área assistencial foi atingida e não houve feridos.

A pasta afirmou, em nota enviada ao O POVO, que “todas as providências necessárias estão sendo adotadas para apurar as causas do incidente”.

Bebês foram levados até para o Beco da Poeira

Os bebês das UTIs Neonatais 1 e 2, além de pacientes da UTI Adulto, foram retirados e encaminhados inicialmente ao ambulatório anexo do próprio César Cals, na avenida Imperador.

Alguns recém-nascidos em incubadoras chegaram a ser levados para uma área interna do centro comercial Beco da Poeira, também na avenida Imperador, onde permaneceram enquanto ambulâncias e equipes médicas organizavam a redistribuição dos pacientes.

Para onde foram encaminhadas as gestantes

A Secretaria informou que as gestantes de alto risco devem buscar atendimento na:
- Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac)
- Hospital Geral de Fortaleza (HGF)

Já as gestantes de baixo risco estão sendo atendidas nos hospitais Gonzaguinha de:
- Messejana
- José Walter
- Barra do Ceará

                                                   O POVO 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)