
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou nesta quarta-feira (5) a recondução de Sâmia Farias para o cargo de defensora pública geral do Estado no biênio 2025-2027. Os deputados estaduais aprovaram, em votação secreta, o nome de Sâmia por unanimidade para que ela esteja no comando da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPE-CE) por mais dois anos.
Na terça-feira (4), ela participou de sabatina em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Alece, tendo seu nome aprovado pelo colegiado, também com unanimidade. Agora, Sâmia deve ser nomeada oficialmente pelo governador Elmano de Freitas (PT).
“Reafirmo meu compromisso com o fortalecimento institucional, com o diálogo permanente entre os poderes e, sobretudo, com a missão que nos move: garantir direitos e transformar vidas”, disse a defensora. O atual mandato de Sâmia à frente da DPE-CE termina em dezembro e ela deve ser empossada novamente como defensora pública geral no mesmo mês.
Sâmia Farias foi escolhida por Elmano para seguir como a chefe da Defensoria após o governador receber uma lista tríplice do órgão, definida em eleição interna realizada em outubro.
No pleito, a defensora Elizabeth Chagas foi a mais votada, tendo recebido 212 votos. Por uma diferença de 20 votos, Sâmia Farias foi a segunda mais votada, com 192 votos. Em terceiro e quarto lugar, ficaram os defensores Adriano Leitinho (93) e Weimar Montoril (23).
O chefe do Executivo estadual pode optar por qualquer nome presente na lista tríplice, apesar de ser costume que o escolhido seja aquele mais votado entre os defensores. Cabe aos deputados estaduais aprovar ou não a escolha do governador.