Vinte e quatro horas após a filiação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao União Brasil, o secretário da Casa Civil do Governo do Ceará, Chagas Vieira, publicou nas redes sociais uma foto sorridente ao lado do deputado federal Moses Rodrigues, em um gesto interpretado como um recado político. A imagem, que também foi republicada por Moses, sugere que a legenda, comandada no Estado pelo Capitão Wagner, tem dissidentes e aliados próximos aos governos Lula e Elmano de Freitas.
Moses Rodrigues, que também é filiado ao União Brasil, é citado nos bastidores como pré-candidato ao Senado, embora venha demonstrando pouco interesse em deixar o mandato na Câmara Federal. Ele mantém boa relação com o Palácio da Abolição e costuma votar alinhado a pautas do governo federal.
O União Brasil, que nacionalmente enfrenta divisões internas e, há poucos dias, saiu da base do governo Lula. A sigla também tem no Ceará outras vozes destoantes da oposição. A deputada federal Fernanda Pessoa é um exemplo: vota com a base governista e mantém aliança política com o grupo de Elmano.
A publicação de Chagas, torcedor declarado do Fortaleza, ganhou ainda mais destaque por ter sido feita ao som da música “É uma partida de futebol”, do Skank, poucas horas antes do Clássico-Rei entre Fortaleza e Ceará, na Arena Castelão — uma metáfora perfeita para o atual clima político: o jogo também está pegando fogo nos bastidores do União Brasil. A legenda se aliou ao PSDB e ao PL para concorrer ao Governo do Estado em 2026.
