Região Centro Sul : GRUPHEC defende título de “Doutor Honoris Causa” para Wilson Lima Verde

Blog do  Amaury Alencar
0

 





O convite para assinar o abaixo-assinado (online), que será encaminhado para a Universidade Regional do Cariri – URCA, foi proposto pela professora doutora Jaquelini de Souza e o Grupo de Pesquisa em História Econômica e Economia Política Brasileira – GRUPHEC, que vai apresentar a proposta ao Conselho de Pesquisa e Extensão da Urca e ao Conselho Universitário para a concessão do título de ‘Doutor Honoris Causas’ para Wilson Holanda Lima Verde (em memória).

A apresentação aconteceu durante a programação do I Seminário de História Econômica e Economia Política de Iguatu, que aconteceu no início desta semana no campus multiinstitucional Humberto Teixeira, quando também foi prestada homenagem ao memorialista, que na oportunidade foi representado pelo arquiteto e filho Wilson Maia. O evento contou com a participação de José Hilton Montenegro, do professor Francisco de Paula, alunos e convidados.

Wilson Holanda Lima Verde tem imensurável importância e participação ativa na história de Iguatu. Foi bancário do Banco do Brasil, mas se destacou como memorialista, bastante respeitado e consultado, como foi dito, pelas mais diversas pessoas, principalmente estudiosos, e estudantes dos mais diferentes níveis de ensino. “O que levou a gente a questão de pensar na concessão do título de Doutor Honoris Causa a seu Wilson é para se fazer justiça a um intelectual do Iguatu que muito embora não tenha a formação de historiador, foi a memória viva do Iguatu na preservação da memória e também assim a grande fonte de pesquisa sobre Iguatu era ele. Não tem nenhuma monografia, dissertação, tese de doutorado, dissertação de mestrado, falando sobre Iguatu das mais variadas áreas, de arquitetura à economia, que não tenha entrevistado seu Wilson. Ele era a preservação viva. Então, por tudo que fez, ele merece esse título. O abaixo-assinado é simplesmente, apenas, para mostrar à Universidade Regional do Cariri que há um apoio popular, que as pessoas apoiam a concessão desse título, que as pessoas reconhecem o trabalho de preservação da memória e da escrita da história de Iguatu”, pontuou Jaquelini de Souza, pós-doutora em Ciências Econômicas e professora do curso de Ciências Econômicas da URCA, em Iguatu.

De acordo com o grupo, a preservação da memória de Iguatu foi um trabalho muitas vezes invisível, mas profundamente necessário. “Wilson Holanda Lima Verde o realizou com maestria, garantindo que nossas histórias não fossem esquecidas. Reconhecer seu trabalho através do título de Doutor Honoris Causa não apenas honraria as suas conquistas, mas também destacaria a importância do seu empenho para a posteridade”, complementou.

Doutor Honoris Causa

O abaixo-assinado será encaminhado para a Universidade Regional do Cariri solicitando a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao jornalista e historiador Wilson Holanda Lima Verde, natural de Iguatu. “Ao longo de sua vida, Wilson Holanda Lima Verde dedicou-se com paixão à preservação da história e à memória de nossa comunidade. Sua contribuição inestimável para a documentação de eventos políticos, sociais e administrativos de Iguatu foi um pilar essencial para a nossa identidade cultural. Wilson Holanda Lima Verde cresceu e atingiu sua maturidade esculpido pelo dom da escrita e pelo compromisso de registrar com precisão os eventos que moldaram a história de Iguatu. Dotado de uma memória excepcional, recordava-se com minúcia dos acontecimentos que vivenciou, oferecendo um testemunho singular e autêntico da nossa trajetória local. A riqueza e a profundidade de seus escritos não só iluminaram o nosso passado como também inspiraram as novas gerações a valorizar e aprender com a história”, defende o GRUPHEC em nota divulgada nas redes sociais fortalecendo esse convite para que as pessoas assinem esse documento.

Ainda de acordo com o grupo, a cidade de Iguatu e a Universidade Regional do Cariri possuem um elo profundo com o nosso tesouro cultural representado por pessoas como Wilson Holanda Lima Verde. Portanto, solicitamos respeitosamente que a URCA reconheça formalmente sua incansável dedicação e valiosas contribuições. Pedimos a todos que reconhecem a importância deste gesto que assinem esta petição, de modo a fortalecer nossa reivindicação e garantir que o legado de Wilson Holanda Lima Verde seja devidamente celebrado.

Seminário

O curso de Ciências Econômica da URCA realizou o I Seminário de História Econômica e Economia Política de Iguatu organizado pelos próprios alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Regional do Cariri, campus Iguatu, juntamente com o Grupo de Pesquisa em História Econômica e Economia Política Brasileira – GRUPHEC.

O evento aconteceu entre os dias 29 e 30 de setembro e teve como tema: 100 anos de publicação do livro “O município e a cidade de Iguatu” de Hugo Victor Guimarães e Silva. Na abertura houve a apresentação do trabalho da pós-doutora e professora Jaquelini de Souza sobre o tema apresentado recentemente na Unicamp, em Campinas (SP).

O seminário também contou apresentações de trabalhos e pesquisas científicas realizadas pelos alunos do curso de Ciências Econômicas da URCA.  


                                                              Jornal a Praça 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)