Moradores de Extrema em Cariús reclamam problemas com a ENEL

Blog do  Amaury Alencar
0



 Moradores da comunidade de Extrema, zona rural de Cariús, enviaram mensagem à redação do jornal A Praça para reclamar de um problema com a energia que é fornecida na comunidade. Extrema fica localizada na região do distrito de Caipu, a 20 quilômetros da sede de Cariús.

De acordo com Raquel de Souza Oliveira, 30, moradora da localidade, o problema já se arrasta há muito tempo e nunca houve solução. De acordo com ela, em torno de 50 famílias da comunidade são afetadas pelo problema. “A energia é muito fraca. Não atende. Nossa comunidade há muito tempo vem sofrendo com problemas de energia, e ultimamente piorou muito, já ligamos várias vezes e a Enel até agora não fez nada. A energia está muito fraca. Domingo à noite faltou cinco vezes energia e na quinta-feira, 23, faltou durante a madrugada e só voltou pela manhã”, frisou.

 

Prejuízos

Ainda de acordo com a usuária, as geladeiras ficam o tempo todo descongelando, as pessoas não conseguem ligar micro-ondas, e o motor que impulsiona água para encher a caixa que abastece a comunidade sequer funciona, é fraco. Os moradores temem que as constantes quedas de energia acabem queimando os equipamentos elétricos.

De acordo com os moradores os problemas com a energia fraca vêm se agravando ao longo dos anos, pois desde que foi instalada a energia é monofásica e atualmente se tornou totalmente instável para atender as demandas, pois a comunidade cresceu e o consumo cresceu junto.

Os prejuízos atingem usuários comuns e comerciantes, já que refrigeradores de estabelecimentos que são instalados não conseguem conservar produtos como carnes, conservas, leites e outros derivados que dependem de refrigeração permanente. Os moradores alegam que são privados de usar ventiladores, centrais de ar e outros utensílios porque a energia não atende.

ENEL

A reportagem procurou o escritório regional da ENEL para falar sobre o assunto. O gerente Márcio Gomes informou que recebeu a reclamação dos moradores com atenção e ainda nesta sexta-feira, 24, encaminhou uma equipe de técnicos para avaliar as condições da força elétrica. “Estamos analisando a melhor solução para lá. Faremos melhorias no local. Assim que iniciar as melhorias irei repassar para nossa área de comunicação e peço para eles passarem a comunicação oficial diretamente para a imprensa. Vai dar tudo certo. Estamos trabalhando com foco na solução”, afirmou.

Raquel de Souza Oliveira, a moradora que enviou a reclamação para o jornal, confirmou que a equipe da ENEL esteve na comunidade. Segundo ela, numa prévia do problema os técnicos analisaram que será necessária a troca do transformador, as caixas de distribuição e após isso mudar a fase de monofásico para trifásico. A rede elétrica com energia trifásica fica a uma distância de 2 quilômetros da comunidade. Segundo ela, os moradores, principalmente os comerciantes já estão se mobilizando para fazer o que for necessário para reverter a situação.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)