Ceará segue sem casos confirmados de contaminação por metanol em bebidas — Foto: Reprodução/TV Globo
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE) informou nesta quinta-feira (9) que investiga um caso suspeito de intoxicação por metanol em Juazeiro do Norte, que evoluiu para óbito. Amostras biológicas foram coletadas e encaminhadas à Perícia Forense do Estado (Pefoce) para análise laboratorial, que deverá confirmar ou descartar a presença da substância.
Ainda conforme a Sesa, outro caso suspeito foi notificado em Fortaleza, também com coleta de material para exame. Com isso, o Ceará possui atualmente dois casos em investigação.
“Foram notificados dois novos casos suspeitos, nos municípios de Juazeiro do Norte e Fortaleza. Ambos realizaram coleta de amostras para análise laboratorial na Pefoce. O caso de Juazeiro do Norte evoluiu para óbito”, informou o boletim da Sesa-CE.
Desde o último sábado (4), seis casos suspeitos de intoxicação por metanol haviam sido registrados no Estado, mas todos foram descartados após avaliação técnica.
O metanol é uma substância tóxica, usada em solventes e combustíveis, e pode causar cegueira, falência renal e morte quando ingerido. A suspeita é de que o produto esteja sendo adicionado a bebidas adulteradas, o que levou a uma série de alertas em todo o país.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/d/e/AenUEORFAx1EURlnhVtw/bebidas-alcoolicas.jpg)