O secretário da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira, foi categórico ao defender dois nomes como centrais para o futuro político do Estado: o governador Elmano de Freitas (PT), que é pré-candidato à reeleição, e o senador Cid Gomes (PSB), cuja candidatura à recondução ao Senado é vista por Chagas como reconhecimento a quem tem atuado em defesa dos interesses do Ceará em Brasília.
“Alguns fatos já são meio que postos e são imutáveis, a meu ver. Imutáveis. O governador Elmano, ele vai para a reeleição. Se Deus quiser”, afirmou, reforçando a convicção de que a base governista se manterá unida em torno de Elmano. A declaração foi publicada pelo Jornal O Povo.
ELOGIOS A CID

Chagas não apenas sinalizou, como defendeu abertamente que o ex-governador e atual senador dispute um novo mandato. “Se o Cid, em querendo, for candidato ao Senado de novo, eu acho que seria um ganho enorme, porque ele é um grande político”, ressaltou.
A fala tem peso político porque recoloca Cid Gomes no centro da articulação eleitoral de 2026, após meses de ruídos em sua relação com setores do governo e até com aliados históricos.
As declarações do Secretário da Casa Civil retratam, também, o sentimento do Governador Elmano e do Ministro da Educação, Camilo Santana,

Para Chagas, a presença de Cid na chapa majoritária representaria mais do que um reforço: seria uma garantia de solidez política e eleitoral. A outra vaga na chapa ao Senado está reservada ao MDB oara ser ocupada pelo atual federal Eunicio Oliveira.

Com isso, o secretário da Casa Civil reforça que a estratégia do grupo governista deve ser traçada a partir de duas certezas: a candidatura de Elmano de Freitas ao governo e a recondução de Cid Gomes ao Senado, consolidando um palanque robusto em defesa da continuidade do projeto político liderado por PT e PSB no Ceará.
