
Durante o período de 17 a 20 de setembro, será realizada a II Semana de Física da FECLI – SEMAFF no campus Humberto Teixeira. A programação conta com palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, demonstrações de experimentos e atividades culturais, reunindo professores, estudantes, pesquisadores, debates acadêmicos e a comunidade em geral.
De acordo com a organização, a SEMAFF fortalece a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, incentivando a formação de professores e a divulgação científica de forma dinâmica e acessível. “As inscrições estão abertas até o dia 16, e estão todos convidados. O público alvo é preferencialmente professores e alunos da educação básica, mas é aberto a todos, que tenham interesse em conhecer mais sobre física. É um evento voltado ao ensino de Física”, comentou o professor Célio Muniz, integrante da equipe de organizadora da SEMAFF.
A professora Lazara Castrillo, que também integra a equipe, destaca a importância do encontro. “Assim como o professor Célio ressaltou essa parte, nós queremos discutir a questão do ensino de física. Sabemos que é uma disciplina que é considerada um ‘terror’, vamos dizer assim para a comunidade, mas queremos desmitificar, mostrando que existem métodos, ferramentas estratégias para que o ensino seja mais eficaz. Esse é foco do evento”, pontuou Castrillo.

Educação científica
A SEMAFF foi iniciada em 2023 para celebrar os 20 anos da implantação do curso de Física, na FECLI (Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu). Ela acontece a cada dois anos, promovido pelo curso de Licenciatura em Física que tem como propósito criar um espaço de integração entre universidade, escolas e comunidade. “Vamos apresentar os diversos projetos do curso, bolsas de iniciação científica, outros tipos de projetos. Vamos apresentar vários experimentos, entre esses observação do Sol, nosso planetário inflável, experimentos que são feitos para os alunos do curso e queremos também convidar todos os alunos da rede de IFCEs da região, ensino médio, da FECLI para participarem nesses dias de toda uma programação bem especial”, destacou o professor Francisco Bento Lustosa.
O evento visa a refletir sobre os desafios atuais do ensino de Física, discutir metodologias inovadoras e valorizar experiências docentes que contribuam para a melhoria da educação científica no Brasil. Convidamos todos a participarem deste momento de aprendizado, troca de experiências e construção coletiva do conhecimento, fortalecendo o papel da Física como ciência essencial para a compreensão do mundo e para o desenvolvimento social.”, complementou Célio Muniz.
Integram a comissão organizadora: Alessandra Alexandrino Aquino, Benjamim Zucolotto, Celio Rodrigues Muniz, Fernando Martins de Paiva, Francisco Bento Lustosa Duarte da Costa Pereira, Francisco Tiago Barboza Sampaio, Ítalo Pereira Bezerra, Lázara Silveira Castrillo, Raissa Maria Pimentel Neves.
As inscrições são realizadas exclusivamente online, por meio do site oficial do evento. Não há cobrança de taxa, sendo o evento totalmente gratuito. As categorias de inscrição são: estudantes de graduação e pós-graduação; professores da educação básica e superior; alunos do ensino médio; profissionais e comunidade em geral interessados nas atividades. Não é necessário realizar inscrições em atividades individuais.
Acesse o link para realizar a inscrição: https://eventos.uece.br/siseventos/processaEvento/evento/exibePaginaInscricao.jsf;jsessionid=07AEB1F88B2D65F9E438C579A506252B?area=detalhesInscricao&id=1934&contexto=iisemaff
Jornal a praça
