
Neste sábado, (20), o Governo do Ceará realiza uma ampla mobilização na área da saúde com o lançamento do “Dia C de Cirurgias”, iniciativa que visa acelerar a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos em todo o estado. A ação, coordenada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ocorre em parceria com o Governo Federal e envolve cerca de 100 unidades de saúde, incluindo hospitais da rede estadual e serviços conveniados.
O mutirão tem como meta a realização de mais de dois mil procedimentos cirúrgicos em apenas um dia, abrangendo 14 especialidades médicas, entre elas Oftalmologia, Cirurgia Geral, Ortopedia/Traumatologia, Urologia e Oncologia. Os pacientes atendidos foram previamente agendados e encaminhados pela Central de Regulação do Estado, garantindo organização e eficiência na execução dos serviços.
A abertura oficial do Dia C será realizada no Hospital Universitário do Ceará (HUC), em Fortaleza, às 8h30, com a presença do governador Elmano de Freitas, da secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, e do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales. Também são esperados gestores municipais e profissionais da área da saúde.
Um dos destaques da capital é a participação da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, que realizará 70 procedimentos — sendo 50 de cirurgia geral e 20 oftalmológicas. A unidade, que está sob intervenção da Prefeitura desde julho, já reabriu 108 leitos e reformou nove salas cirúrgicas, demonstrando avanços significativos na sua reestruturação.