Amapá inaugura rota marítima direta coma China e ganha protagonismo internacional

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O Estado do Amapá entrou na rota estratégica do comércio global com a inauguração da ligação marítima entre o Porto de Gaolan, em Zhuhai, na China, e o Porto de Santana. A nova conexão, articulada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), coloca o estado amazônico no mapa da logística internacional e abre caminho para ampliar o intercâmbio comercial entre Brasil e China, o maior parceiro econômico do país.

De acordo com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a rota representa um divisor de águas para a economia local. Ele destacou que a nova ligação permitirá reduzir em até 30 dias o tempo de transporte de mercadorias e cortar em mais de 30% os custos logísticos, o que dá maior competitividade tanto para os produtos brasileiros destinados à China quanto para a entrada de mercadorias chinesas no Brasil. “Essa rota promove benefícios mútuos, dinamizando o comércio e ampliando oportunidades para a indústria e para o agronegócio nacional”, afirmou.

Durante a cerimônia de inauguração, ocorreu o primeiro desembarque de cargas vindas de Zhuhai, incluindo alimentos e equipamentos de energia solar, recebidos pela Companhia Docas de Santana (CDSA). A movimentação simboliza o início de uma nova etapa para a infraestrutura portuária amapaense, que passa a ter papel de destaque na logística de exportação e importação.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)