331 concursados da extinta Fagifor são empossados para 11 áreas da Saúde de Fortaleza

Blog do  Amaury Alencar
0

 

331 profissionais que realizaram o concurso da Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor) em 2024, foram empossados nesta quinta-feira (25). Os profissionais atuarão prioritariamente na atenção básica à saúde em 11 categorias: médicos, auxiliares de farmácia, auxiliares em saúde bucal, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, motoristas socorristas, técnicos de laboratório de análises clínicas, técnicos de enfermagem, técnicos em imobilização ortopédica e técnicos em radiologia.

O grupo representa a primeira parte de profissionais aprovados no concurso, no qual o prefeito Evandro Leitão prometeu realizar o chamamento para que tomem posse dos cargos. A promessa da gestão é de convocar e empossar 411 novos profissionais, dos quais cerca de 80 devem ser chamados em breve, para se somar com os 331, entretanto, a gestão não sinalizou uma data para que a outra parte do grupo seja chamada, mas sinalizou que será em breve.

“Acabou de tomar posse aí quase mais de 300 profissionais da saúde, 331. Ainda temos mais quase 100 para chamar. Isso para que a gente possa fortalecê-la (a Saúde), para que a gente possa fazer com que a saúde de Fortaleza possa ofertar serviços de qualidade para a nossa população”, afirmou Evandro.
O chamamento para a posse faz parte da promessa realizada no início do programa Fortaleza Inclusiva, dentro do eixo Saúde que Cuida.

Os recém empossados estarão lotados em equipes de acordo com a necessidade. A titular da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), Riane Azevedo, afirmou que algumas equipes estão desfalcadas no momento e que os funcionários irão reforçar essas equipes.

“Então, nós temos equipes que estão desfalcadas, nós temos que criar mais equipes nos postos de saúde, da saúde da família. Nós temos que recompor equipes de saúde bucal. Então, todas essas pessoas que entraram hoje, elas vão recompor esse quadro e também criar novas equipes para poder melhorar o indicador de saúde em relação à população de Fortaleza.”

Um dos déficits que serão priorizados, conforme aponta Riane, é a área de saúde bucal. Durante a entrega da requalificação do posto de saúde Abel Pinto, no bairro Demócrito Rocha, em abril, Evandro Leitão foi cobrado diretamente por profissionais da área, pela carência de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal (ASBs e TSBs). De acordo com a gestão, após a chegada dos profissionais a expectativa é sejam realizados três mil atendimentos por mês pelas equipes de saúde bucal.


sensação de Vitória 

O clima na solenidade era de emoção e de um novo desafio a ser cumprido. Para Vera Ângela, de 45 anos, que foi empossada como técnica de enfermagem, conta que sua foi um caminho duro até a conquista. “Me preparei, estudei bastante, apesar dos plantões, trabalhando. A gente que é da área da saúde não tem muito tempo para estudar, mas a gente tenta, estuda para conseguir o objetivo e agora me sinto vitoriosa.

A enfermeira Naiara Costa Lima, formada na Universidade Federal do Ceará (UFC) e que deve assumir o cargo em um dos 134 postos de saúde de Fortaleza, conta que sempre foi ‘concurseira’ e que esse momento é uma felicidade. “Ver hoje essa solenidade de posse, esse sonho se realizando, é um grande presente de Deus. Assim, na minha vida é também uma oportunidade de servir a sociedade, servir ao povo de Fortaleza.

Por Hyago Felix

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)