Sertão Central recebe maior evento da pecuária leiteira do Nordeste

Blog do  Amaury Alencar
0




XIX Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados espera mais de 10 mil participantes em Quixadá, de 11 a 13 de setembro


 O Sertão Central do Ceará vai ser, em setembro, o centro das atenções da cadeia produtiva do leite. De 11 a 13, Quixadá sediará pela primeira vez o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), que chega à sua 19ª edição como o maior evento da pecuária leiteira do Nordeste. A expectativa é reunir mais de 10 mil pessoas entre produtores, indústrias, startups, instituições de ensino, investidores e consumidores.

O encontro, promovido pelo Sebrae Ceará, contará com programação diversificada, que vai de palestras, oficinas e rodadas de negócios a feira de máquinas e insumos, congresso científico, atividades culturais e espaço de inovação. Entre os destaques estão o Concurso de Queijos, o Festival Gastronômico de Lácteos e o Espaço Compre do Pequeno, voltado para agroindústrias, artesanato e produtos regionais.

“Expectativa de impacto em todos os produtores”

Para Cleverson Carlos Vasconcelos, articulador do Sebrae Regional no Sertão Central, o evento deve trazer efeitos práticos para a atividade leiteira na região e além dela.

“Nós temos uma expectativa de impacto do Enel não somente nos produtores do território do Sertão Central, mas em todos os produtores que venham a participar do evento. Hoje já temos uma previsão de 55 caravanas que estão vindo de todas as regiões do Ceará para o evento”, destaca.

Segundo ele, a vivência proporcionada durante os três dias deve gerar novos aprendizados e oportunidades. “Acreditamos que, com o que vai ser apresentado, parte desses produtores vão estar muito mais preparados quando retornarem para suas atividades, inclusive com novas perspectivas de modelos de negócio gerados com a conexão que será feita no Enel”, afirma.

Inovação, sustentabilidade e novos mercados

O Sebrae Ceará tem atuado na promoção de inovação dentro da cadeia produtiva do leite. Carlos Vasconcelos lembra que o apoio passa por várias frentes, desde o incentivo a práticas ambientais até o fortalecimento de pequenos negócios.

“Nós temos atuado para gerar inovação e sustentabilidade dentro da cadeia produtiva, principalmente estimulando a inclusão de novas tecnologias no meio rural, olhando especificamente para o setor primário”, afirma.

Ele cita projetos como o FIV Ceará, voltado para melhoramento genético, e o Forrageiras, em parceria com a Federação da Agricultura do Estado. Também há incentivo ao manejo adequado de áreas e apoio em licenciamentos ambientais.

No setor de agroindústrias, o Sebrae fomenta a inovação em produtos e processos. “Nós temos estimulado que esses pequenos negócios possam alcançar novos mercados, com melhoria de embalagem, melhoria também na sua comunicação”, ressalta o articulador.

Diferenciais da edição

O fato de ocorrer pela primeira vez no interior do Ceará é, para Vasconcelos, um marco da edição de 2025. Mas outro ponto inovador é a preocupação ambiental. “O Enel vem aí também com uma pegada de redução dos gases do efeito estufa, onde nós estamos fazendo todo o estudo técnico para a compensação do carbono que vai ser produzido durante a realização do evento”, adianta.

O articulador destaca ainda a integração com o Monólitos Summit, outra iniciativa do Sebrae que conecta o setor agropecuário à inovação. “Nós vamos conectar diretamente o setor agropecuário, o setor primário e o setor secundário com o setor de inovação, estimulando a geração de negócios cada vez mais inovadores”, explica.

                                                O POVO 


XIX ENEL – Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados
Onde: Praça da Estação – Quixadá, CE
Quando: 11, 12 e 13 de setembro de 2025
Inscrições gratuitas: Sympla

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)