O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) lançou, nesta terça-feira (5), durante sessão plenária, a exposição “Cartografia em Azul e Cal”, do artista cearense Mansueto Magalhães. A mostra, disponível no hall do Centro de Memória, na sede do órgão, é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), por meio do Programa de Difusão Cultural.
A presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, homenageou e agradeceu ao artista, presente na ocasião, e ressaltou a importância da iniciativa. “É uma ação muito importante que a Escola está realizando, porque preservar e resgatar a memória por meio da arte é uma forma de vivenciar o presente e projetar o futuro”, afirmou a magistrada.

O diretor da EJEC, desembargador eleitoral Luciano Maia, também destacou o papel da cultura na Justiça Eleitoral. “Preservar e valorizar a cultura e a memória é também fortalecer a cidadania. A arte de Mansueto Magalhães nos conduz por uma Fortaleza que resiste ao tempo, feita de afetos e símbolos coletivos. A Escola Judiciária reafirma, com esta iniciativa, seu compromisso com a formação cidadã integral”, finalizou.
Com curadoria, pesquisa e expografia da Seção de Memória Eleitoral e Biblioteca (SEMEB) e suporte gráfico da Seção de Editorações e Publicações (SEDIT), a exposição apresenta um conjunto de telas em óleo sobre tela, retratando edifícios históricos de Fortaleza, como a Estação João Felipe, o Seminário da Prainha, a Praça dos Leões, o Teatro José de Alencar e o já extinto Castelo do Plácido.

A EJEC convida o público a um passeio visual pela memória urbana e cultural do Ceará. A exposição ficará em cartaz durante os meses de agosto e setembro.
Serviço
Exposição Cartografia em Azul e Cal – Mansueto Magalhães
Local: hall do Centro de Memória do TRE-CE
Quando: agosto e setembro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
Aberto ao público