Em resposta à escalada de violência, Elmano promete mais prisões no Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), declarou em suas redes sociais nesta sexta-feira (29) que mais prisões serão realizadas contra criminosos no Ceará. Freitas esteve em reunião com representantes da Segurança no estado. 

“Estive reunido, nesta manhã, com nossas Forças de Segurança. Operações policiais estão sendo intensificadas e mais prisões de criminosos serão feitas. Vamos pra cima!”, escreveu o governador. 

A afirmativa de Elmano chega em meio à onda de ataques violentos, homicídios e tiroteios, principalmente nos bairros Papicu, Vicente Pinzon e adjacências, ambos em Fortaleza. 

Nas últimas semanas, a disputa territorial entre as organizações criminosas Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE) tem gerado medo nos moradores das localidades. 

Em resposta à escalada de crimes na região, nesta sexta-feira (29), às 18h é deflagrada mais uma Operação Integração Saturação Total, com saída dos policiais na Praça da Paz Dom Hélder Câmara, na Praia do Futuro. 

Os agentes irão às ruas inibir a atuação das facções criminosas na busca de coibir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). 

Impactos do conflito

A onda de violência está gerando na comunidade escolar as sensações de insegurança e medo. Em meio a essa situação, a Secretaria Municipal de Educação (SME) se reuniu nesta quinta-feira (28) com representantes do Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute) para discutir um plano de ação que envolve intensificação do policiamento e decisões sobre aulas remotas ou presenciais.

Em conversa com O Estado, a presidente do Sindiute, Ana Cristina, afirmou que nesta sexta-feira (29) a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) se reúne com representantes de pelo menos 16 instituições afetadas com a situação para apresentação de um protocolo de ações em resposta a reunião em que os profissionais apresentaram demandas como a insegurança dentro e no entorno das instituições, o funcionamento das escolas, além da segurança para alunos, professores e outros profissionais.

Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará afirmou em nota que dispõe de equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) no local para garantir a segurança.


“A PMCE encaminhou composições do Grupo de Segurança Escolar (GSE), vinculado ao Comando de Proteção e Apoio às Comunidades (Copac). Os policiais militares devem auxiliar na manutenção da rotina nas instituições de ensino e proximidades. Além disso, são realizados trabalhos ostensivos pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG), Força Tática (FT) e motopatrulhamento. 

A pasta informou ainda que: “Equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) intensificaram o patrulhamento na região. A SSPDS ressalta que todos os casos na área são devidamente apurados e acompanhados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). A unidade é responsável por conduzir diligências no intuito de identificar e capturar envolvidos com as situações denunciadas na região.”

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)