
Nesta sexta-feira (15/08), feriado municipal em homenagem a Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza, o comércio da capital cearense funcionará em esquema diferenciado. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, diversas lojas do Centro abrirão as portas, especialmente as âncoras, muitas delas com promoções voltadas para atrair consumidores em busca de descontos.
Os shoppings centers da cidade também manterão expediente normal, incluindo o funcionamento das lojas, bares, restaurantes e praças de alimentação. Além das compras, o público poderá aproveitar opções de lazer, como cinemas e atividades infantis, que costumam ter maior movimento em datas comemorativas e feriados prolongados.
Para o presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, a data é estratégica tanto para consumidores quanto para lojistas. “É um momento em que não só os fortalezenses, mas também turistas do interior e de outros estados poderão aproveitar para realizar suas compras. Algumas lojas já estão se organizando com promoções, aproveitando esse período do mês de agosto em que o consumidor está mais disposto a comprar”, afirmou.
Com a combinação de promoções, fluxo turístico e clima festivo, a expectativa é que o feriado movimente a economia local, impulsionando as vendas e reforçando a importância do varejo como motor do comércio na capital cearense. Além disso, é importante destacar o aspecto religioso e cultural, que também representa uma injeção importante na economia local, movimentando setores como transporte, alimentação, hotelaria e entretenimento. O fluxo adicional de turistas e consumidores estimula o faturamento de pequenos e grandes negócios, contribuindo para a geração de empregos temporários e fortalecendo o comércio em um período estratégico do calendário varejista.