A soldada Saahra, que há seis anos compõe a corporação, é guarda-vidas na Praia do Icaraí, litoral de Caucaia, na Grande Fortaleza. Fazer parte do CBMCE sempre foi seu sonho. “Tenho muito orgulho de fazer parte dessa corporação, que pra mim é uma das mais brilhantes e mais importantes que tem para a sociedade”, inicia ela. “O meu sonho de entrar no Corpo de Bombeiros foi desde criança, após ver um incêndio em uma residência, onde eu presenciei a atuação do Corpo de Bombeiros. Hoje, estou trabalhando em um dos melhores lugares, que é a praia, onde eu me sinto bem, onde eu me sinto feliz e que eu posso exercer a minha função com bastante orgulho”, se orgulha. Ela finaliza afirmando que a melhor recompensa para o seu trabalho “é a confiança que a população tem sobre a profissão”.
Avanços para a corporação
Atualmente, o CBMCE conta com um efetivo de mais de 1.600 militares. De 2023 para cá, foram muitas conquistas, como a oferta de outras 450 vagas por meio de concurso público, em andamento. O certame ainda prevê a formação de cadastro reserva com mais 900 vagas.
Outra importante iniciativa foi a inauguração da 2ª Companhia do 1° Batalhão, com investimento de R$ 3.489.601,59, localizada no terreno do antigo Esifício Andrea. A nova unidade ampliou a cobertura de serviços em Fortaleza, beneficiando 20 bairros com ações de prevenção, salvamento e atendimento a ocorrências diversas.
Com a reestruturação das Forças de Segurança do Ceará, o CBMCE passou a contar com sete novos setores, fortalecendo ainda mais sua atuação. Foram criados: o Batalhão de Salvamento Aquático (BSM), o Memorial do CBMCE, o Batalhão de Prevenção Institucional (BPI), a Assessoria Biopsicossocial, a Assessoria de Inteligência, a Ouvidoria e Controle Interno, além da Coordenadoria Geral de Operações (CGO).
Outro importante reforço à atuação da corporação foi a entrega de 59 veículos pelo Governo do Estado, entre caminhões de busca e salvamento, caminhões-pipa e viaturas operacionais. Os bombeiros militares também passaram a contar com o Sistema de Metas Integradas de Segurança Pública, que possibilita gratificações quadrimestrais e pontos para a ascensão funcional dos profissionais. |