
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou os estudos para criação de duas plataformas voltadas a apoiar os alunos na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estimular a leitura em todo o país.
Uma dessas plataformas é o MEC Enem, que vai permitir que o estudante tenha acesso a mais conteúdo e se prepare melhor para a caminhada rumo à universidade. Com esse sistema, de acordo com Camilo, o aluno fará a redação e a própria plataforma corrigirá o texto.
MEC LIVROS
O segundo projeto, denominado ‘MEC Livros’, é voltado ao estímulo da leitura. A plataforma chega em um bom momento: em novembro do ano passado, a Câmara Brasileira do Livro publicou uma pesquisa na 6ª edição da Retratos da Leitura no Brasil que trouxe um dado preocupante: mais da metade dos brasileiros não lê livros.
com base nos números do MEC, que o Brasil perdeu quase 7 milhões de leitores nos quatro anos anteriores à pesquisa. De acordo com essa pesquisa, pela primeira vez na série histórica do estudo, a proporção de não leitores é maior do que a de leitores na população brasileira.
Como iniciativa para mudar esse quadro, o ministro Camilo Santana aposta na plataforma ‘’MEC Livros’’, que vai estimular o brasileiro a deixar o celular de lado e ter acesso ao livro, à leitura. Seja digital ou em papel.
LIVRO EM TODO LUGAR
Camilo não esconde o entusiasmo com a nova plataforma:
“O MEC Livros é uma plataforma de acesso à leitura de livros digitais. Vai permitir estimular a leitura. Você está em uma parada de ônibus, bota lá o QR Code e vai ter acesso a uma biblioteca digital. Vai estar em um posto de saúde esperando ser atendido e vai ter o acesso”, destaca Santana, ao observa ainda: “Vamos começar a estimular lá na alfabetização, por isso o cantinho da leitura na escola. Mas, também, estimular o brasileiro a deixar o celular de lado e ter acesso ao livro, à leitura. Seja digital ou em papel’’.