Camilo anuncia ‘MEC Enem’ e ‘MEC Livros’ como plataformas para melhorar o aprendizado dos estudantes da rede pública

Blog do  Amaury Alencar
0



Desde que a greve-geral de educadores e funcionários da rede estadual de educação foi deflagrada, há 23 dias, 2,1 mil escolas estão com as portas fechadas, deixando mais de 900 mil alunos sem aulas por tempo indeterminado. Na segunda-feira (2), no entanto, professores e funcionários da Escola Nossa Senhora de Salete, no bairro Jardim Social, em Curitiba, decidiram retornar ao trabalho, destoando da mobilização liderada pela APP-Sindicato, representante da categoria. Até o momento, é a única escola em todo o Paraná a retomar as aulas sem que o encerramento da greve seja anunciado.


O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou  os estudos para criação de duas plataformas voltadas a apoiar os alunos na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estimular a leitura em todo o país.


Uma dessas plataformas é o MEC Enem, que vai permitir que o estudante tenha acesso a mais conteúdo e se prepare melhor para a caminhada rumo à universidade. Com esse sistema, de acordo com Camilo, o aluno fará a redação e a própria plataforma corrigirá o texto.   


MEC LIVROS


O segundo projeto, denominado ‘MEC Livros’, é voltado ao estímulo da leitura. A plataforma chega em um bom momento: em novembro do ano passado, a Câmara Brasileira do Livro publicou uma pesquisa na 6ª edição da Retratos da Leitura no Brasil que trouxe um dado preocupante: mais da metade dos brasileiros não lê livros.

 com base nos números do MEC, que o Brasil perdeu quase 7 milhões de leitores nos quatro anos anteriores à pesquisa. De acordo com essa pesquisa, pela primeira vez na série histórica do estudo, a proporção de não leitores é maior do que a de leitores na população brasileira.


Como iniciativa para mudar esse quadro, o ministro Camilo Santana aposta na plataforma ‘’MEC Livros’’, que vai estimular o brasileiro a deixar o celular de lado e ter acesso ao livro, à leitura. Seja digital ou em papel.


LIVRO EM TODO LUGAR


Camilo não esconde o entusiasmo com a nova plataforma:

“O MEC Livros é uma plataforma de acesso à leitura de livros digitais. Vai permitir estimular a leitura. Você está em uma parada de ônibus, bota lá o QR Code e vai ter acesso a uma biblioteca digital. Vai estar em um posto de saúde esperando ser atendido e vai ter o acesso”, destaca Santana, ao observa ainda: “Vamos começar a estimular lá na alfabetização, por isso o cantinho da leitura na escola. Mas, também, estimular o brasileiro a deixar o celular de lado e ter acesso ao livro, à leitura. Seja digital ou em papel’’.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)