
O presidente da Assembleia Legislativa de Fortaleza (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), foi homenageado, na tarde de ontem (9), na entrega do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PQA), da Federação dos Transportes (Fetrans). “Isso nos fortalece, faz com que a gente trabalhe mais em busca de um desenvolvimento sustentável, de uma geração de emprego e renda em harmonia com a lei social, econômica e ambiental. Esse tripé que é tão importante”, agradeceu o deputado estadual.
O prêmio é realizado por meio do Programa Despoluir, desenvolvido para incentivar ações no setor de transportes alinhadas à agenda de redução da emissão de gases poluentes e na preservação dos recursos naturais do planeta.
“As empresas passam o ano todo trabalhando em melhorias em todos os aspectos ambientais, não só na parte de combustível, mas também em resíduos sólidos, no aproveitamento da água da lavagem, entre outros itens que podem ser reusados e reutilizados. O prêmio é importante porque conscientiza toda a empresa, desde o lavador dos ônibus até a diretoria”, analisou o diretor socioambiental da Fetrans, Mário Jatahy de Albuquerque.
Em seu discurso, Romeu aproveitou para destacar a aprovação do Zoneamento Ecológico e Econômico da Zona Costeira, que definiu, segundo o deputado, as regras para os investimentos ao longo de toda a orla cearense, “que é belíssima e merece ser preservada”.
“Nós agora promulgamos uma legislação ambiental em relação aos municípios, para que os municípios tenham secretarias municipais de meio ambiente, conselhos municipais de meio ambiente, portais de licenciamento com transparência para que todo mundo conheça o que cada prefeito está fazendo na área”, destacou Romeu.
O presidente da Alece defende que as políticas ambientais deixem de ser vistas como “uma coisa romântica” para que se possa fazer investimentos na área “de uma forma sustentável, com ordenamento, com estudo técnico-científico, aliando o social à geração de emprego e renda”.
Homenageado
Aldigueri é advogado com especialização em Direito Ambiental e já ocupou diversos cargos de liderança em importantes órgãos ambientais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), sendo agraciado diversas vezes como um dos mais reconhecidos dirigentes deste tipo de organização do País.