
As férias de julho são um convite para explorar e Fortaleza se apresenta como um destino que combina sol, praia e cultura. Para quem busca uma forma diferente, saudável e sustentável de desvendar a capital cearense, os passeios de bicicleta surgem como a opção ideal. Com esse foco, o sistema de bicicletas compartilhadas da Prefeitura de Fortaleza, Bicicletar, operado pela Serttel em parceria com a Prefeitura, oferece uma infraestrutura que facilita a vida de turistas e moradores.
A capital cearense vem sendo, cada dia mais, adaptada para os passeios. Diversas ruas da cidade já possuem a ciclofaixa, que estimula o uso da modalidade pela população que reside e também os turistas. Atualmente, Fortaleza conta com 270 estações distribuídas em todo o seu território e uma frota que inclui até bicicletas elétricas, o Bicicletar, empresa que administra as bicicletas públicas, permite que os visitantes acessem os pontos turísticos de forma prática e ecológica.
Para as famílias com crianças, o Bicicletar também disponibiliza bicicletas infantis em estações específicas. Essas estações são ideais para que os pequenos também possam aproveitar os passeios de bicicleta em segurança e se divertir explorando a cidade.
“As férias de julho são um período excelente para conhecer os pontos de Fortaleza de uma maneira diferente e saudável. O Bicicletar oferece essa oportunidade, permitindo que moradores e turistas conheçam a cidade, suas belezas naturais e seus pontos turísticos de forma prática e sustentável. É uma forma de se exercitar, se divertir e contribuir para um ambiente mais limpo”, afirma Israel Leite, diretor comercial da Serttel.
Além do laser, o uso da bicicleta também contribui para um estilo de vida mais saudável. A reportagem entrevistou Vanessa da Cruz, residente do bairro Cristo Redentor. “Antes eu ia trabalhar de ônibus, gastava bem mais e era um desconforto diário. Hoje em dias, com as ciclofaixas, ficou mais tranquilo andar de bicleta em Fortaleza. Trabalho na Aldeota e demoro cerca de 30 min para chegar, diferente do ônibus que era mais de uma hora. Além disso, é uma oportunidade de fazer exercício físico, já que nem sempre conseguimos ir até a academia ou parar a nossa rotina do dia a dia”, finaliza.
Infraestrutura cicloviária
Uma pesquisa do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) apontou que Fortaleza lidera o ranking das cidades onde as pessoas vivem mais próximo à infraestrutura cicloviária, com cerca de 51% dos habitantes morando a menos de 300 metros de alguma ciclovia ou ciclofaixa. Vitória, no Espírito Santo, aparece na segunda posição, com 33.2%, seguido por Belém, no Pará, com 31%. As demais capitais brasileiras não ultrapassaram a marca de 30%.
O resultado é reflexo da constante expansão de espaços exclusivos para circulação de bicicletas. Atualmente, são 412.5 quilômetros de infraestrutura cicloviária que estimulam a utilização do modal, sendo 64 km implantados na gestão do prefeito José Sarto. A expectativa é alcançar os 500 km até 2024.
Para aproveitar as férias sobre duas rodas, alguns roteiros e estações do Bicicletar são importantes, destacando-se pela beleza e pela movimentação:
Dicas de roteiros
Orla da Praia de Iracema e Beira Mar: Comece sua jornada em uma das estações com mais movimento, como a Estação 15 (Náutico), Estação 14 (Aterro Praia de Iracema) ou Estação 13 (Aterrinho da Praia de Iracema). Pedale pelo calçadão da Beira Mar, apreciando a vista, a brisa do mar e o movimento. Este é um percurso plano e bom para todas as idades, com acesso fácil a bares, restaurantes e feirinhas de artesanato.
Mercado dos Peixes e Mucuripe: Siga em direção à Estação 200 (Mercado dos Peixes), no Mucuripe. Aqui, a experiência vai além do pedal, com a oportunidade de vivenciar a cultura local, provar frutos do mar frescos e observar a chegada dos jangadeiros. A região oferece um charme, mesclando a tradição pesqueira com a beleza da orla.
Meireles: O bairro do Meireles, conhecido por sua beleza e infraestrutura, também registra alta utilização do Bicicletar. Explore suas ruas arborizadas e sinta a energia da cidade, com diversas estações que facilitam o acesso a hotéis, galerias e pontos de interesse.
Parque do Cocó: Para os amantes da natureza e que buscam um refúgio verde, as estações próximas ao Parque do Cocó oferecem acesso a uma das maiores áreas verdes urbanas da América Latina. É um convite para pedalar em meio à natureza, desfrutando de trilhas e paisagens.
Explorar Fortaleza de bicicleta não é apenas uma forma de se exercitar, mas uma maneira de se conectar com a cidade, seus sons, cheiros e paisagens. É uma opção sustentável que contribui para a preservação do meio ambiente e oferece uma perspectiva única dos atrativos turísticos.