
O deputado federal e pré-candidato ao Senado José Guimarães (PT) recebeu acenos de lideranças importantes do PT nos últimos dias, assim, tornando mais provável que ele seja um dos nomes nas vagas de senador na chapa governista nas eleições de 2026.
Em Fortaleza na última sexta-feira (4) para participar de ato do Processo de Eleição Direta (PED) 2025, o candidato a presidente nacional do PT, Edinho Silva, indicou que o partido deve ter, sim, um candidato a senador e, nesse caso, esse deverá ser José Guimarães. Ele inclusive relatou ter ouvido essa informação do ministro da Educação e liderança mais influente do PT cearense, Camilo Santana (PT).
“Nós temos aqui o governador Elmano, o prefeito da Capital, Evandro, que são lideranças que precisam ser ouvidas. Agora, eu ouvi do próprio ministro Camilo que o nosso deputado federal e líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães, é o nosso candidato ao Senado aqui no Ceará. Então, nós partimos desse debate, que o Guimarães é o nosso candidato ao Senado. A partir daí, claro, ouvindo, valorizando os nossos aliados, vamos compor a tática eleitoral”, falou Edinho, em coletiva de imprensa antes do ato.
Pouco depois, em discurso nesse mesmo evento, Edinho voltou a reforçar o nome de Guimarães para o Senado, fazendo elogios ao líder do presidente Lula (PT) na Câmara dos Deputados.
“Se estou aqui, devo muito ao José Guimarães, a sua capacidade de articular, de construir unidade. A sua liderança não se impõe só no Congresso Nacional, é o líder do presidente Lula. Já ouvi do presidente Lula elogios da importância do José Guimarães como parlamentar. Eu senti que é a vontade do nosso partido, ele pode ser o nosso senador da República e vai honrar nosso partido, o Brasil e o Ceará”.
Quem também endossou a pré-candidatura de Guimarães foi o candidato favorito a presidente estadual do PT, Antônio Filho, o Conin, expressando claramente o apoio ao aliado. “O PT do Ceará vai fazer esse debate com seus aliados, com suas lideranças. Nós temos uma demanda: queremos José Guimarães senador da República! Sabemos da sua capacidade de articulação política, o que tem feito na Câmara Federal, liderando o governo do presidente Lula”.
Presente no mesmo ato, o ministro Camilo também fez acenos a Guimarães em seu discurso, mas foi mais cauteloso, sem mencionar diretamente o Senado.
“Uma pessoa que eu tenho muito carinho e admiração. A história do PT do Ceará se confunde com a história dele. Se não fosse ele, talvez o PT Ceará não tivesse a força que tem hoje. Ele construiu esse partido, ajudou a construir esse partido da forma que é hoje, reconhecido pelo PT Nacional. Líder do presidente Lula lá em Brasília, uma pessoa de confiança do presidente Lula”, disse.
“E dizer que o Guimarães merece estar em qualquer lugar, não tenho dúvida de que Deus está escolhendo uma grande missão no futuro para nosso querido Guimarães”, completou Camilo. Já em fala para imprensa, o ministro afirmou que Guimarães “merece todo o espaço de ser candidato”, defendeu o direito do PT e dos demais partidos aliados de apresentarem seus nomes, mas ressaltou que os dois candidatos na chapa serão definidos ao longo do tempo até o período das eleições.
DISPUTA PELAS VAGAS DO SENADO NA BASE DO PT
As declarações ocorrem em um momento em que a base aliada do governador Elmano enfrenta um impasse, pois cerca de oito nomes buscam estar em uma das duas vagas de senador na chapa do governo. No próprio PT, a deputada federal Luizianne Lins também se apresenta como pré-candidata ao Senado.
Além disso, há uma discussão na base sobre os espaços disponíveis para o PT na chapa, que já deverá ter a principal posição, com Elmano na busca pelo segundo mandato no Governo do Estado.