Iguatu : O olhar fotográfico de Ana Camila e sua câmera instantânea

Blog do  Amaury Alencar
0

 




Em meios ao avanço tecnológico, principalmente no setor do audiovisual, quando essas forrmas de registros em áudio e vídeo foram integradas aos aparelhos celulares, os chamados “smartphones”, a impressão fotográfica de certa forma passou a ser menos utilizada, mas a mesma tecnologia aliada ao saudosismo, trouxe as impressões instantâneas, com câmeras modernas, e até mesmo impressoras portáteis, isso tem conquistado o coração de muita gente, trazendo essa emoção de ver, ter o contato com a imagem impressa.

Foi essa uma das apostas da Ana Camila, servidora pública , apaixonada por fotografia, já que também exerce essa paixão como fotógrafa junto à Pastoral da Comunicação da Catedral de São José, em Iguatu. Atraves do perfil no Instagram Olhar Fotografia Instantânea, ela vem mostrando todo seu talento.

Ana Camila fala sobre a ideia de criar esse projeto. “O Olhar Fotografia Instantânea” surgiu do meu amor por contar histórias de pessoas, lugares e momentos marcantes por meio da fotografia. 

O objetivo é preservar a memória afetiva através da impressão fotográfica instantânea, o que transforma cada registro em uma experiência nostálgica e única. Além disso, a iniciativa também surgiu como uma forma de buscar renda extra para complementar as finanças. Durante minha experiência assistindo a vídeos no YouTube e Instagram, vi muitas pessoas vendendo fotos reveladas na hora em pontos turísticos, eventos corporativos e festas. Isso me fez perceber que poderia adaptar esse conceito aqui”, conta.

Início
E vem dando certo. A paixão pela fotografia instantânea aumentou quando ela ganhou o primeiro equipamento fotográfico instantâno. “O primeiro passo aconteceu no meu aniversário, no dia 17 de maio do ano passado, quando ganhei de amigos e familiares uma câmera analógica Instax Mini 11 da Fujifilm. Já era um sonho meu possuir esse modelo, especialmente por sua função de capturar e revelar as fotos em até 90 segundos — algo que sempre achei fascinante e considero uma verdadeira “mágica”. Como mencionei, a câmera Instax Mini 11 foi meu primeiro equipamento. Junto a ela, adquiri também a primeira leva de packs de filmes Mini (vendidos separadamente, exclusivamente pela internet), que vêm em pacotes de 10 ou 20 unidades. Com o tempo, percebi a necessidade de adquirir uma impressora portátil para revelar as fotos já registradas nos celulares. Em fevereiro deste ano, comprei a impressora Mini Link da Fujifilm. Hoje, com os smartphones, todos nós viramos um pouco “fotógrafos”, sempre registrando tudo ao nosso redor. Por isso, com a impressora, ampliamos as opções para nossos clientes, já que a câmera tem a limitação de não armazenar fotos e exige que estejamos presentes no momento da captura.”

Assim como mágica, Camila explicou um pouco sobre esse processo. “O processo de impressão é bastante simples. Basta inserir o pacote de filmes Fuji Mini na câmera e colocar duas pilhas alcalinas para o funcionamento adequado. Depois, é só apontar, enquadrar e pressionar o botão do obturador. A película protetora do filme é ejetada, e, após o primeiro disparo, o contador de fotos disponíveis (10) aparece na parte traseira da câmera. A impressão começa a aparecer em segundos, tornando o processo dinâmico e divertido. O flash da Instax ajusta-se automaticamente à luz ambiente, eliminando a necessidade de configurações manuais. Essa funcionalidade é especialmente útil em ambientes com pouca luz, garantindo fotos nítidas e bem iluminadas. A câmera também possui um modo selfie, ideal para fotos de perto (de 30 a 50 cm). Quanto à impressora, ela se conecta ao smartphone via Wi-Fi ou NFC. Basta selecionar a imagem desejada e enviar para impressão. Em poucos segundos, a impressora gera uma foto física no tamanho de um cartão de crédito, com qualidade semelhante à das câmeras instantâneas. O tamanho da foto impressa pela câmera Instax Mini 11 e pela impressora Mini Link é 54 x 85 mm, enquanto o tamanho da imagem é 46 x 62mm, já que ambas utilizam o mesmo modelo de filme da linha Mini.”

Depois desse processo, o melhor de tudo é a reação também de quem recebe aquela imagem impressa. Emoção que contagia, e cria aquela expectativa da espera para apreciar o resultado final. “A reação é sempre muito positiva, com surpresa, curiosidade e gratidão. Muitas pessoas perguntam sobre como funciona o processo e o tempo necessário para revelar a imagem. Elas consideram a experiência algo diferente e nostálgico, especialmente porque, com o advento dos smartphones, perdemos um pouco o hábito de revelar fotos. As pessoas demonstram grande ansiedade pela revelação e ficam felizes por poder guardar aquele momento único ao lado de quem amam.”

Privilégio
Momento também que é vivido pela própria fotógrafa que sente de perto a emoção compartilhada. “É extremamente prazeroso. Tenho o privilégio de captar histórias, momentos e emoções compartilhadas, algo que me realiza profundamente. Sempre gostei de fotografia pela sua capacidade única de transmitir histórias e sentimentos sem a necessidade de palavras. Porém, o despertar para esse universo aconteceu em setembro de 2016, quando fui convidada pelo amigo, padre Glauberto Oliveira, então Cura da Sé Catedral de Iguatu, a integrar a PASCOM (Pastoral da Comunicação). Desde então, sou membro da pastoral, colaboramos também na PASCOM Diocesana e na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos no Setor de Comunicação. Em 2023, tive a oportunidade de trabalhar como fotógrafa na Secretaria Executiva de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura Municipal de Iguatu.” Pontua Camila.

As pessoas interessadas em conhecer e contratar o trabalho da Ana Camila, podem falar por meio da conta no Instagram: @oolharfotografia.

                                                    Jornal a Praça 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)