A vereadora Virgínia Reis, do município de Mauriti, e atual procuradora da mulher na Câmara Municipal, participou como palestrante de destaque no encontro promovido pela Subsecção Cariri Oriental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), evento que contou com o apoio da OAB Ceará e a presença da presidente estadual da instituição, Cristiana Leitão.
Durante sua fala, Virgínia destacou a relevância do encontro como um momento de união, aprendizado e fortalecimento de laços entre instituições que trabalham pela defesa dos direitos das mulheres. “É um prazer enorme estar participando como convidada e palestrante em um dos painéis deste evento. A OAB tem feito um trabalho brilhante em parceria com a Procuradoria da Mulher da Câmara de Mauriti, na defesa das mulheres, como também fazemos através do nosso mandato”, afirmou.
Segundo a parlamentar, a sua presença no evento representa não apenas a voz das mulheres mauritines, mas também do poder legislativo local, reforçando a importância de espaços de representatividade e decisão para as mulheres. “É importante mostrar que nós, mulheres, podemos e devemos ocupar esses espaços de poder. A política precisa da nossa força e da nossa voz”, declarou.
A vereadora abordou ainda o tema do painel do qual participou: “Decidir, empreender e cuidar: o papel da mulher como protagonista”. Em sua palestra, ela propôs uma reflexão sobre o posicionamento feminino nos espaços de liderança. “Nós mulheres precisamos decidir com sabedoria, empreender com coragem e cuidar com amor. Seja em casa, na política ou onde estivermos. Esse é o nosso desafio diário”, destacou.
Virgínia também apontou avanços na consciência coletiva sobre o papel da mulher na sociedade. “Através desses eventos e da conscientização, começa a haver uma organização feminina e uma assimilação por parte da sociedade de que as mulheres têm voz, têm opinião, e que o preconceito não pode nos calar. Pelo contrário, ele nos fortalece”, frisou.
No entanto, a vereadora fez questão de chamar atenção para um dos principais desafios enfrentados atualmente: a violência contra a mulher, ainda presente em todas as regiões, inclusive no Cariri Oriental. Ela reafirmou o compromisso da Procuradoria da Mulher da Câmara de Mauriti no enfrentamento ao problema.
“Temos a Lei Maria da Penha, que é referência no país e no mundo, mas ainda sofremos com índices alarmantes de violência. Estamos atuando em frentes de prevenção, como a realização de atividades nas escolas, além de projetos que promovem o empreendedorismo feminino e a autonomia financeira, com cursos profissionalizantes. Também já protocolamos a criação da Sala Lilás na Delegacia Civil de Mauriti, como mais um equipamento de proteção”, afirmou.
Por fim, Virgínia Reis reforçou que, enquanto estiver no legislativo, continuará usando sua posição para construir políticas públicas efetivas, promover a inclusão e salvar vidas. “Estar aqui hoje é motivo de orgulho e gratidão. Nós estamos sendo voz e vez para as mulheres mauritines”, concluiu.