Em entrevista exclusiva ao Blog do Amaury Alencar, o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Várzea Alegre, Efraim, traçou um panorama do atual cenário do comércio local. Segundo ele, o momento é de estabilidade, com boas perspectivas para o futuro. Efraim pontuou que a principal preocupação do setor no momento é o controle da inflação, pois o aumento nos preços afeta diretamente o poder de compra da população, impactando as vendas no varejo.
Durante a entrevista, Efraim ressaltou que o comércio de Várzea Alegre vem crescendo de forma consistente, evidenciado pela abertura de 69 novas empresas somente em 2024, de acordo com dados recentes. O setor comercial também é responsável por cerca de 30% dos empregos formais do município, o que demonstra sua relevância para a economia local. “O comércio tem se desenvolvido bastante na última década, e acreditamos que estamos em um bom caminho”, afirmou.
Ele também destacou o papel ativo da CDL no fortalecimento do setor, com diversos projetos em parceria com a Prefeitura Municipal. Entre eles, um projeto de longo prazo voltado para o desenvolvimento dos lojistas, capacitação de colaboradores e utilização de tecnologia para informar a população. “Acreditamos que esse projeto será um marco para Várzea Alegre”, disse. Além disso, a CDL oferece capacitações nas áreas de atendimento ao cliente, gestão financeira, imagem pessoal, direito do consumidor, entre outros, além da realização de chás empresariais e ações voltadas para o fortalecimento do comércio.
Por fim, Efraim ressaltou que a CDL mantém forte presença em datas comemorativas como Dia das Mães, São João e Natal, oferecendo suporte e capacitação aos lojistas. Com esse conjunto de ações e iniciativas, a expectativa da entidade é fortalecer ainda mais o comércio local, ampliando a geração de emprego e renda e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Várzea Alegre.
.jpg)