
Ação reuniu a Polícia Militar, agentes do Demutran e a GCM no combate ao “Cano Cadron”. (Foto: Reprodução)
Demontier Tenório
Uma força tarefa foi promovida neste final de semana em Juazeiro do Norte para combater a poluição sonora causada pelo uso do Cano Cadron em motocicletas. A ação reuniu agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), GPTran da Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar. A chamada “Operação Cadron” abordou 51 motos, sendo nove recolhidas ao pátio do Demutran por irregularidades e duas delas estavam com descargas livres (adulteradas).
O barulho gerado por esses veículos causa perturbação ao sossego público e a alteração é proibida pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT), com multa no valor de R$ 195,00 aos infratores. Muitas são as reclamações em Juazeiro decorrentes desse tipo de poluição sonora que se constitui contravenção penal e problema para a saúde pública ao afetar, principalmente crianças e idosos. É que os escapamentos Cadron produzem um som alto e estridente.
Segundo o Subcomandante da GCM, F. Alcântara, o objetivo é retirar de circulação as motos com canos adulterados produzindo ruído excessivo e incomodando a sociedade. Ele prometeu que a “Operação Cadron” vai ser promovida mais constantemente como forma de disciplinar os motoqueiros que cometem esse tipo de infração e reduzir a poluição sonora em Juazeiro.