Fortaleza : 24ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará terá reforço de 472 agentes de segurança, neste domingo (29)

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Neste domingo (29), a Avenida Beira-Mar será palco da 24ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, um evento que celebra a vida, o amor e o orgulho LGBTQIA+. Para assegurar os participantes da festa da diversidade, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará montou um esquema especial com 472 agentes das forças de segurança, sem reduzir o policiamento normal da capital.

Durante coletiva realizada nesta quinta-feira (26) no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), autoridades detalharam o planejamento. Harley Filho, coordenador da SSPDS, explicou que o objetivo é permitir que todos curtam o evento com tranquilidade. “Elaboramos esse plano operacional visando promover a segurança do cidadão, tendo seu direito de viver preservado, e para que todos aproveitem por completo a Parada da Diversidade com tranquilidade. Dentro desse cenário, nós teremos quase 500 profissionais de Segurança Pública do estado, entre agentes das Forças de Segurança, da PMCE, da PCCE, do CBMCE, da Pefoce, além das nossas coordenadorias e inteligências”, afirmou.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) será a principal responsável pelo policiamento, com 384 agentes atuando a pé, em viaturas e a cavalo. O efetivo inclui tropas especializadas como o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque); Comando Regional de Polícia Militar Capital Oeste (1º CRPM); Comando Regional de Polícia Militar Capital Leste (5º CRPM); Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur); Policiamento Ostensivo Geral (POG); Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac); Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio); e Regimento de Polícia Montada Cel Moura Brasil (RPMont). A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) contará com 47 investigadores distribuídos em delegacias especializadas, incluindo equipes da Delegacia da Mulher e da Operação Égide, que combate crimes contra a dignidade sexual.

O Corpo de Bombeiros estará presente com 11 militares, equipamentos de resgate aquático e uma viatura tanque para combate a incêndios. Uma novidade deste ano será o uso de motos aquáticas pelos guarda-vidas, além do monitoramento aéreo feito por uma aeronave da Ciopaer. A Perícia Forense também participará do esquema com três agentes prontos para atender ocorrências.

As autoridades reforçaram que todo o planejamento foi feito sem prejudicar o policiamento ordinário da cidade. A expectativa é que o evento, que já se tornou tradição em Fortaleza, reúna milhares de pessoas em um ato de celebração pela diversidade e pelo respeito.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)