Força Aérea diz estar em condições de repatriar brasileiros em Israel

Blog do  Amaury Alencar
0

 

A FAB (Força Aérea Brasileira) enviou um ofício ao Senado informando que tem todas as condições para resgatar brasileiros em Israel diante do conflito com o Irã.

A repatriação ainda é avaliada pelo governo Lula (PT), que estuda outras alternativas para viabilizar a saída de cidadãos brasileiros da região. Um ministro disse que a principal dificuldade enfrentada no momento é o fechamento do espaço aéreo de Israel.

“Cumpre evidenciar, por oportuno, que a Força Aérea Brasileira encontra-se em condições de realizar a respectiva missão”, informou a FAB ao senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado.

A Aeronáutica destaca, porém, que “cabe ao Ministério das Relações Exteriores, sob a orientação da Presidência da República, acionar o Ministério da Defesa e a Força Aérea Brasileira para a realização de repatriação de brasileiros em zonas de conflito”.

Israel passou a ser alvo de mísseis do Irã no último dia 13 de junho, numa nova fase do conflito entre os dois países que perdura por anos. O espaço aéreo foi fechado, diante dos riscos causados pelos mísseis, o que tem dificultado os planos para a retirada dos brasileiros.

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv enviou um alerta para os brasileiros na região na quinta-feira (19).

“A Embaixada do Brasil em Tel Aviv segue recomendando que os cidadãos brasileiros em Israel permaneçam em seus locais de hospedagem ou residência e mantenham atenção às diretrizes de segurança e eventuais alertas de ataques iminentes publicados pelo Comando da Frente Interna”, diz o comunicado.

A embaixada iniciou ainda uma campanha para identificação e localização dos brasileiros que se encontram em Israel e tenham a intenção de deixar o país. Um formulário foi compartilhado para envio das informações.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)