
O último ano do mandato do Governador Elmano de Freitas (PT) será marcado pelos investimentos de R$ 4,4 bilhões em obras de infraestrutura hídrica, rodoviária e da saúde. Os investimentos estão previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias que estima as receitas, despesas e investimentos para o ano de 2026.
O Secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Alexandre Cialdini, destacou que os investimentos irão viabilizar a implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, a duplicação do Eixão das Águas, a restauração e pavimentação de rodovias e a construção de novos hospitais regionais em Crateús, Iguatu e Baturité.
A área de saúde ganha ainda mais destaque na LDO com uma fatia de recursos destinada à aquisição de equipamentos para o Hospital Universitário da UECE inaugurado, em 2025, pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, no Bairro Itaperi, em Fortaleza.
“Com equilíbrio fiscal, conseguimos manter elevadas taxas de investimento. São pouquíssimos estados no Brasil que obtêm o êxito que o Ceará está alcançando, dentro de uma trajetória sustentável”, disse entusiasmado o secretário Alexande Cialdini, durante debate, nessa quarta-feira (25), na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa.
O presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Alece, deputado Sérgio Aguiar (PSB), explicou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias é um dos instrumentos de planejamento das atividades públicas, com o estabelecimento de e quantificações para as ações que deverão estar previstas no Orçamento 2026. ‘’A LDO’ tem que estar compatível com aquilo que já foi votado aqui no Plano Plurianual de investimentos. Essa é uma etapa que a gente considera fundamental”, disse Sérgio, ao observar que o prazo para envio de emendas ao relator do projeto se estende até o próximo dia 30 de junho.