Economia do Ceará cresce 4,18% e supera média nacional de SP, MG e BA

Blog do  Amaury Alencar
0

 

A economia do Ceará manteve um ritmo acelerado de expansão no início de 2025 e superou, mais uma vez, a média nacional. De acordo com dados divulgados nessa quarta-feira (25/06) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o Produto Interno Bruto (PIB) do estado cresceu 4,18% no primeiro trimestre deste ano em comparação com igual período de 2024. O índice ficou bem acima da média brasileira, que foi de 2,9%, e ultrapassou os resultados registrados em estados economicamente mais robustos, como São Paulo (2,3%), Bahia (3,2%) e Minas Gerais (1,4%).


No acumulado dos últimos quatro trimestres, a performance também impressiona: 6,33% de crescimento, ante 3,5% do Brasil. Em relação ao trimestre imediatamente anterior (o quarto de 2024), o crescimento foi de 0,92%, reforçando a consistência do avanço econômico cearense mesmo em um cenário nacional ainda marcado por desafios.


A projeção para o ano também é promissora. A estimativa atualizada pelo Ipece aponta um PIB de 2,78% para o Ceará em 2025, número superior à previsão de crescimento do PIB nacional, fixada em 2,20%. As expectativas para o estado vêm superando as do país desde as primeiras projeções, ainda em dezembro de 2024, quando o Ceará já apontava para uma alta de 2,51%.


Agropecuária lidera


O grande destaque do período foi a Agropecuária, com crescimento expressivo de 18,43% no primeiro trimestre, quase o dobro do resultado nacional no setor, que foi de 10,2%. O desempenho foi impulsionado por boas safras e condições climáticas mais favoráveis, além de ganhos de produtividade no campo.
O setor de Serviços veio logo em seguida, com alta de 3,41%, também superando o crescimento nacional (2,1%) e confirmando sua importância como sustentação da economia cearense, principalmente nas áreas de comércio, transportes e serviços financeiros. Já a Indústria cresceu 2,87% no mesmo comparativo, acima dos 2,4% do Brasil, mesmo com alguma desaceleração no início do ano.


Na análise trimestral (1º tri de 2025 frente ao 4º tri de 2024), o bom desempenho do Ceará foi puxado, novamente, pela Agropecuária (+5,41%), seguida por Serviços (+0,38%). A Indústria recuou (-1,08%), mas esse resultado ficou dentro de uma oscilação prevista, considerando a base elevada dos trimestres anteriores e a sazonalidade de certos segmentos produtivos.


Ceará
Os números reforçam o papel estratégico que o Ceará vem assumindo na nova configuração econômica do país. “O desempenho do estado no primeiro trimestre é consistente com uma política de planejamento focada na interiorização do desenvolvimento, apoio ao agronegócio sustentável e atração de investimentos industriais”, analisa o Ipece em nota.


Com um conjunto diversificado de motores econômicos, do campo às cidades, da inovação à infraestrutura, o Ceará desponta como um dos estados mais dinâmicos do Brasil em 2025. A continuidade dos investimentos públicos e privados, aliada à estabilidade fiscal e ao ambiente regulatório, deve manter o estado na dianteira do crescimento regional nos próximos trimestres.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)